Dicas de alimentação saudável: Como encontrar prazer na dieta?
Começar uma dieta com o intuito de emagrecer pode ser um grande desafio. Isso porque alguns hábitos devem ser mudados. Entretanto, a alimentação saudável representa muito mais do que somente um caminho para perder peso. Na verdade, nutrir-se com equilíbrio e fazer escolhas alimentares conscientes ajuda a melhorar a qualidade de vida e prevenir uma série de complicações de saúde. Além disso, a nutricionista Fernanda Dal’ Mora explica que é possível encontrar prazer na dieta e pontua dicas de alimentação saudável para que o processo seja leve.
Acima de tudo, a profissional defende que para ter uma vida saudável, é necessário uma relação feliz e prazerosa com a comida. “O prazer de comer não deveria nos deixar com culpa. Liberte-se do ‘peso das dietas’”, destaca.
Também vale entender que os alimentos significam muito mais do que apenas calorias em um prato. Eles esbarram, sobretudo, em questões sociais e afetivas que vão além da necessidade básica de consumir determinados nutrientes. Assim, as experiências prazerosas proporcionadas, muitas vezes, por meio de um alimento, não devem ser descartadas. Mas Fernanda ressalta a importância de se auto-observar para não utilizar a comida como um refúgio, servindo de reforço para a fome emocional. “Neste caso, existe um desequilíbrio e você precisa buscar um profissional, para te auxiliar”, esclarece.
Dicas de alimentação saudável
Na maioria das vezes, a motivação não é suficiente para manter a dieta em dia. Isso porque existe um longo processo de mudanças para que a alimentação saudável se torne um hábito natural. Fernanda aponta algumas dicas que podem facilitar essa trajetória rumo a uma vida mais saudável e equilibrada:
1. Entenda que é um processo
Em primeiro lugar, a nutricionista reforça a importância de entender que a alimentação saudável é um processo. Por isso, é necessário paciência, muito foco, determinação e constância. “Fuja dos terrorismos alimentares e busque prazer em se alimentar bem”, reforça.
2. Procure um bom profissional
Antes de começar uma dieta, busque um bom profissional. É necessário que o especialista entenda quais são os seus objetivos e as melhores estratégias para alcançá-los. Tudo isso de forma individualizada e com bastante escuta.
3. Identifique os seus gatilhos
“Tente identificar os gatilhos físicos e emocionais que têm te atrapalhado no processo. A partir dessa identificação ficará mais fácil alcançar seus objetivos”, comenta.
4. Escolha uma atividade física
Você não precisa passar horas na musculação ou se aventurar em aulas de crossfit se não quiser. O importante é encontrar uma atividade física que te dê prazer. Assim, além de cuidar da saúde do corpo, você se sente mais motivado a continuar o processo.
5. Cuide do seu sono
Outro aspecto importante e, por vezes, negligenciado, é o sono. Fernanda ressalta a necessidade de um sono reparador para ter sucesso no processo de emagrecimento.
6. Dicas de alimentação saudável: Organize-se
Além disso, criar uma rotina alimentar e anotar as suas metas e afazeres para o dia também é interessante para manter-se focado.
7. Faça o seu melhor!
“Nunca se esqueça: faça o seu melhor. Mesmo que a perda de peso da balança não seja tão rápida, você estará melhorando sua qualidade de vida!”, declara a profissional.
Leia também: Confira os principais mitos sobre dietas para emagrecer
Prazer na dieta: preciso tirar todos os alimentos que gosto?
É preciso excluir todos os alimentos gostosos, por exemplo, chocolate, hambúrguer e pizza, para ter sucesso na dieta? Essa é uma dúvida recorrente nas consultas da nutricionista, mas ela explica que cada estratégia é individualizada e pautada conforme o objetivo do paciente. “Em minhas consultas, não costumo praticar o terrorismo alimentar. Nenhum alimento sozinho será capaz de prejudicar o processo de emagrecimento”, diz.
Como encontrar equilíbrio no processo?
Viagens, restaurantes, bares, festas com amigos. A comida faz parte da maioria dos momentos de socialização e, durante uma dieta, pode ser difícil saber como conciliar esses períodos e encontrar equilíbrio.
Não é preciso recusar todos os convites para sair ou passar vontade nos lugares. Na verdade, a nutricionista defende que a organização facilita esses momentos “fora da dieta”. “A beleza da alimentação equilibrada e organizada é que ela pode ser flexível e, mesmo assim, dar um ótimo resultado”, afirma.
Dicas de alimentação saudável para quando “sair da dieta”
Além disso, é comum que algumas pessoas, ao comerem uma refeição fora do plano alimentar, entendam que não vale mais a pena seguir as outras porções da dieta e, assim, tentem encontrar uma maneira de “compensar” no dia seguinte.
Segundo Fernanda, o importante é seguir a sua rotina normalmente: “Inicie sua alimentação saudável, faça sua rotina de treino e ao final do dia, desfrute do momento com as pessoas que gosta”. Durante a socialização, permita-se comer o que tiver vontade, mas cuidado para não extrapolar nas quantidades. A nutricionista indica o consumo de pequenas porções, além da ingestão de líquidos, como água com gás e limão ou água aromatizada. Isso vai ajudar na sensação de saciedade.
Caso você sinta que ainda sobrou um espacinho, pode pedir uma sobremesa! Mas, lembre-se, nada de comer com culpa. Além disso, não tente pular refeições ou testar dietas mirabolantes no dia seguinte. O ideal é voltar a seguir o plano alimentar inicial.
“Como todo processo, terão dias fáceis e difíceis. Mas, se você entender que não é pecado comer uma refeição livre, você terá muito mais prazer na sua alimentação”, finaliza.
Fonte: Fernanda Dal’ Mora, nutricionista do Grupo HealthSculp