Pessoas com diabetes precisam prestar bastante atenção ao que consomem no dia a dia por conta da glicemia – isto é, a taxa de glicose (açúcar) no sangue. Sabe-se, por exemplo, que alguns alimentos contribuem mais para aumentar os níveis da substância na corrente sanguínea do que outros. Por isso, é comum que pacientes tenham dúvidas: por exemplo, pessoas com diabetes podem beber água de coco? Confira a resposta:
A água de coco é queridinha de muitos. Ela é, como o nome diz, o líquido extraído de dentro do coco, o qual assemelha-se à água. Esse líquido é responsável pela nutrição do coco.
Quando maduro, o coco contém uma “carne” branca no centro. Essa carne é o que um dia foi o suco, ou seja, a água de coco que se transformou.
Para a nossa sorte, a fruta é facilmente encontrada em muitos lugares pelo país. Além de ser fácil de consumir e carregar. Não só, é um líquido altamente refrescante! Ou seja, perfeito para os dias de altas temperaturas.
A questão é que o seu sabor docinho se dá pela presença de alguns açúcares do líquido, o que faz muita gente ficar em dúvida se eles poderiam prejudicar quem tem diabetes. Por isso, fomos perguntar a uma especialista:
Leia também: Whey Protein para emagrecer? Saiba se suplemento ajuda a perder peso
De acordo com a nutricionista Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a água de coco pode ser consumida por quem tem diabetes, mas com algumas ressalvas.
“A água de coco possui cerca de 4 a 5 % de açúcares em sua composição, uma quantidade baixa, mas que pode alterar a glicemia, sim”, diz a especialista. Portanto, ela só deve ser consumida dentro de uma dieta equilibrada e com o tratamento sendo seguido à risca.
“Tudo vai depender do contexto geral da alimentação da pessoa com diabetes: uma paciente com o tipo 1, por exemplo, que depende 100% da insulina externa, precisa fazer a conta certinha dos carboidratos consumidos versus as unidades de insulinas administradas para não ter surpresas na sua taxa de açúcar sanguíneo”, ela recomenda.
Por isso, a melhor forma de descobrir se você está liberado para ingerir a bebida, bem como qual a quantidade e qual o horário ideal, é perguntando ao seu médico, já que a resposta pode variar caso a caso.
Leia também: Posso trocar ovo por albumina na dieta? Especialista responde
Segundo a profissional, a melhor opção continua sendo a clássica água. “Mesmo um suco de fruta com adoçante traz o açúcar natural da fruta. O suco de fruta ou a água de coco podem ser consumidos pelos diabéticos desde que façam parte de uma dieta saudável e equilibrada”, finaliza.
Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.