Quem tem diabetes pode comer batata-doce?

18 de fevereiro, 2022

Pacientes com diabetes sabem que precisam fazer uma série de adaptações na alimentação. Mas alguns alimentos específicos podem gerar dúvidas ao longo do tempo. É o caso da batata-doce. Mas, será que quem tem diabetes pode comer batata-doce? 

Batata-doce: o que é e benefícios à saúde

Segundo o Dr. Fabrìcio Ribeiro, nutricionista pós-graduado em obesidade e emagrecimento pelo Albert Einstein, a batata-doce é um tubérculo rico em carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B. 

“Ela atua como fonte de antioxidantes, como o betacaroteno e antocianinas, que ajudam na proteção das células contra os efeitos dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce”, explica ele. “Quando consumida cozida e com a casca, equilibra a saúde do intestino, ajuda a prevenir e controlar o diabetes, promove ganho de massa muscular e ajuda na perda de peso.”

Por conta de todos esses benefícios, é de se imaginar que  o consumo de batata-doce não tenha contraindicações, certo? Certo! De fato, por ser um alimento de baixo índice glicêmico, ela ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar após as refeições, evitando os picos de glicose no sangue. 

“No entanto, vale lembrar que as quantidades deverão ser controladas uma vez que a batata é rica em carboidratos, desta forma, é sempre importante consultar um nutricionista na hora de montar e equilibrar um planejamento alimentar”, continua. 

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Quem tem diabetes pode comer batata-doce? 

Citamos rapidamente lá em cima que o tubérculo ajuda no controle da doença, o que significa que, sim, pessoas com diabetes podem consumir batata-doce. A questão não é evitá-la, mas equilibrar a quantidade consumida. 

“O tubérculo é fonte de fibra, que por si só auxiliará no controle da glicemia pós-prandial”, diz Fabrìcio. “O consumo da batata-doce associado a uma proteína de boa qualidade trará saciedade e, ao mesmo tempo, equilíbrio glicêmico ao paciente com diabetes.”

E vale o lembrete: se você tem diabetes deve evitar, no dia a dia, açúcares de modo geral, doces, chocolates, alimentos ultraprocessados, farinha branca, pão e macarrão. O ideal é priorizar alimentos ricos em fibras, dessa forma, sempre priorizará o equilíbrio glicêmico. 

“Use frutas com casca, cereais integrais e tenha uma boa ingestão de gorduras boas, como azeite e carnes magras como peixe ou frango”, completa. 

Fonte: Dr. Fabrìcio Ribeiro, nutricionista pós-graduado em obesidade e emagrecimento pelo Albert Einstein

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