Desafio da imunidade: 4 hábitos para turbinar a sua saúde

Alimentação Bem-estar Equilíbrio Movimento
23 de Junho, 2020
Desafio da imunidade: 4 hábitos para turbinar a sua saúde

Nunca se falou tanto na importância do sistema imunológico para a saúde como nos tempos atuais. Como se fosse uma fortaleza, a imunidade é uma espécie de muralha que trabalha a favor das defesas do seu corpo. O inimigo? As mais diversas doenças que podem atrapalhar o funcionamento do organismo. 

Trata-se de uma estrutura complexa formada por órgãos, tecidos e células que atuam no combate aos invasores externos, como bactérias, fungos e vírus. 

Mas, a boa notícia é que existem pequenas coisas que podemos fazer para manter o responsável pela defesa do corpo em ordem.

E, nada de desculpas! Falta de tempo ou motivação não serão um problema, pois nesse desafio da imunidade os 4 hábitos que propomos podem ser incorporados facilmente à rotina atual para ajudar você a fortalecer sua imunidade. Independente da ordem, escolha pelo menos um deles para começar agora. 

Não sabe qual escolher? Escolha aquele que você sente que tem mais chance de conseguir realizar todos os dias. Sempre que cumprir, comemore! Cada pequeno avanço vai ajudar a construir sua motivação e ajudar a seguir em frente.

Repita seu novo hábito diário e, conforme conseguir, pode ir adicionando mais deles no seu dia a dia. Vá devagar no desafio da imunidade, no seu ritmo e lembre-se que o importante mesmo é começar. Curioso? Teste e comprove!

Hábito 1: Sabe aquele limão que sobrou? Invista em shots! 

Sempre sobra aquela partezinha do limão após temperar uma salada ou carne, não é? De agora em diante, viu na geladeira, crie o hábito de fazer um shot de limão e gengibre! A receita é bem simples: misture o suco de meio limão com 3 cm de gengibre. 

Uma dose de gengibre e suco de limão por dia pode ajudar a reduzir a inflamação e fortalecer a imunidade. O gengibre é um antioxidante rico e antibacteriano, e o limão é rico em vitamina C, é antioxidante e possui propriedades antivirais e antibacterianas. 

Hábito 2: Movimente-se

Os exercícios físicos podem ser uma ótima maneira de aumentar a imunidade. Mas, você conhece a relação entre eles? O movimento muscular e o aumento da frequência cardíaca fazem com que as células imunes saiam de seus pontos de espera (como o pulmão, baço e linfonodos). Assim, há mais células imunes circulando pelo corpo. 

Seu desafio aqui será escolher um movimento que você gosta e por em prática. Pode ser, por exemplo, pular corda. Não tem corda (ou coordenação)? Sem problemas, pode imitar o movimento balançando uma imaginária sobre a cabeça e pulando sobre ela quando “bater” no chão. 

Pular corda não é sua cara? Faça polichinelo, suba e desça uma escada, pule no mesmo lugar, agache, ou simplesmente dance por 5 minutos enquanto espera o café ficar pronto. Tente fazer esse exercício pelo menos uma vez por dia. 

Uma boa forma de transformar em um hábito duradouro é praticar sempre no mesmo horário. Reserve alguns minutinhos todo dia de manhã para começar o dia cheio de energia, ou se não der tempo, lembre-se de dar alguns pulinhos sempre quando for ao banheiro, antes das refeições ou outro momento do seu dia.

É uma forma divertida e dinâmica para mexer o corpo, além de trabalhar a favor da saúde. Como bônus, fazer esse tipo de atividade requer concentração e coordenação, e isso permitirá que sua mente se concentre apenas nessa atividade e possa relaxar.

Hábito 3: Tome um copo de água assim que acordar

Manter-se hidratado bebendo água suficiente no dia a dia também dará um impulso na imunidade. Essa parte do desafio da imunidade é fácil: adote o hábito de tomar um copo logo pela manhã, assim que o despertador tocar, para começar o dia com o pé direito.

Se puder, deixe uma garrafinha cheia de água sempre ao seu lado e bem visível, de preferência que seja transparente. Crie metas para consumir ao longo do dia.

Hábito 4: Exercício da gratidão.

Quando o estresse é excessivo, ele pode suprimir o sistema imunológico, tornando o corpo mais propenso a adoecer. Mas, o que nem todo mundo sabe é que a gratidão, que significa reconhecer a bondade da vida, foi associada a níveis significativamente menores de estresse.

Para te ajudar nessa fase do desafio da imunidade, preparamos um ritual que pode aliviar o estresse. Faça-o após sair do trabalho ou um pouquinho antes de se deitar para dormir. Vamos lá: 

  • Comece com um exercício de respiração chamado respiração quadrática. No qual você simplesmente inspira por quatro segundos, retém a respiração, expira e retém novamente, cada um por quatro segundos. Repita isso três vezes. Em seguida, escreva três coisas pelas quais você é grato e por qual motivo. 

Ao final da prática de cada um dos hábitos novos, sorria, você venceu! A recompensa será seu sistema imunológico trabalhando a todo vapor.

Os quatro hábitos desse desafio podem ser realizados todos os dias e de forma independente, mas se não conseguir, faça quando lembrar. Comprometa-se com seu bem-estar e compartilhe seus novos hábitos nas nossas redes sociais para comemorarmos juntos o quanto você evoluiu.

Ver essa foto no Instagram

Hoje começa o nosso primeiro Desafio ? e não poderia ser diferente, não é mesmo? Nunca se falou tanto na importância do sistema imunológico ? para a saúde como nos tempos atuais. A boa notícia é que existem pequenas coisas que podemos fazer para manter o responsável pela defesa do corpo em ordem? E, nada de desculpas! Falta de tempo ou motivação não serão um problema, pois nesse desafio da imunidade os 4️⃣ hábitos que propomos podem ser incorporados facilmente à rotina atual para ajudar você a fortalecer sua imunidade. Não sabe por onde começar? Acompanhe os stories ao longo da semana. Cada pequeno avanço vai ajudar a construir sua motivação e ajudar a seguir em frente? Chame os amigos, marque os conhecidos e bora construir mais um capítulo da sua linha 〰️

Uma publicação compartilhada por Cuidaí (@cuidaioficial) em

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva