As doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, são típicas do verão brasileiro. Porém, ao mesmo tempo, o mundo todo enfrenta o aumento das infecções do coronavírus causadas pela variante Ômicron. Por isso, é normal, por exemplo, confundir dengue com covid. Confira agora os sintomas e saiba como diferenciar.
Leia mais: Resfriado, influenza ou COVID-19? Saiba diferenciá-los
Em comum, tanto a dengue quanto a covid-19 são doenças causadas por vírus. Além disso, ambas deixam os infectados bastante debilitados. O que muda, no entanto, é a transmissão e o tratamento.
Enquanto a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a transmissão da Covid-19 ocorre por partículas de saliva e secreções de pessoas infectadas que entram em contato com outra pessoa pelo ar ou superfícies contaminadas. Por isso, diferente da Covid, a dengue não é uma doença contagiosa, já que não passa de uma pessoa para outra.
São comuns em ambas as doenças sinais e sintomas como:
Porém, ao analisar as duas doenças separadamente, é possível verificar sintomas bem distintos que ajudam a percepção do médico e do paciente no diagnóstico de dengue ou Covid-19.
Não é difícil diferenciar a dengue da covid, já que, com exceção dos sintomas em comum entre as doenças, há alguns que são específicos de cada uma delas.
No caso da dengue, por exemplo, há alguns sinais mais comuns na doença causada pelo Aedes aegypti e não pelo coronavírus, como manchas vermelhas na pele, dores nas articulações e problemas gastrointestinais.
Por outro lado, pessoas infectadas pelo coronavírus têm, geralmente, problemas no trato respiratório, como tosse, produção de escarro, dor no peito, falta de ar e alteração do olfato e paladar.
A falta de ar, inclusive, é um sintoma que sugere gravidade no quadro de Covid-19. Por isso, ao sentir dificuldade de respirar, a pessoa deve buscar ajuda médica imediatamente. O mesmo deve ser feito caso a pessoa com dengue apresente dores abdominais e vômitos persistentes.
Tanto a dengue quanto a Covid-19 são doenças que podem ser prevenidas. Saiba como evitar cada uma delas.
Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Dessa forma, o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa. Entre as medidas que podem ser adotadas estão:
Para evitar contaminação pelo coronavírus, a higiene correta de ambientes e objetos e o distanciamento social são algumas das formas, assim como: