Cuidados com as unhas no verão: Dicas para prevenir inflamações e micoses
Com a chegada do verão, muita gente aproveita com mais frequência praia e piscina. Mas além dos cuidados com a pele devido à exposição solar, também precisamos dar atenção às unhas, sabia? Isso porque cloro e sal são abrasivos e podem aumentar o risco de infecções, como a micose. Veja, então, como cuidar das unhas no verão:
Cuidados com as unhas no verão
Deixe a unha descansar
Um dia antes de fazer as unhas, remova qualquer resquício de esmalte, de preferência com um removedor sem acetona. Dessa forma, você deixa a região “respirar” e previne manchas e ressecamento.
Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis
Tente não tirar as cutículas
Quem tem o costume de fazer as unhas geralmente tira a cutícula para deixar o resultado esteticamente mais bonito. Mas você sabia que o hábito não é saudável? Isso porque a cutícula é uma barreira de proteção da unha e, ao retirá-la, você aumenta o risco de infeções e inflamações no local — sobretudo no verão.
O ideal, então, é apenas empurrar a pele com espátulas próprias, e não cortá-la com alicate.
Cuidados com as unhas no verão: Hidrate
Por dentro e por fora, viu: beba muita água e invista em produtos como óleos, cremes, manteigas e séruns. O álcool gel usado no dia a dia, por exemplo, pode ressecar as mãos.
Higienize os materiais
Se você tem o costume de fazer as unhas no salão, garanta que todos os materiais estejam devidamente esterilizados antes de marcar uma sessão.
O processo mais seguro é chamado de autoclave. Nele, uma espécie de pequeno tanque é fechado hermeticamente e aquecido com o objetivo de eliminar bactérias e fungos. Além disso, palitos e lixas devem ser descartáveis.
Leia também: Ficar um tempo sem esmalte faz bem para a saúde das unhas?
Corte com maior frequência
Pouca gente sabe, mas as unhas costumam crescer mais no verão por conta da maior incidência de raios solares. Portanto, cortá-las e lixá-las com mais frequência evita que elas quebrem e/ou acumulem sujeira e micro-organismos.
Cuidados com as unhas no verão para evitar micoses
Usar sapatos fechados por longos períodos pode causar o problema, uma vez que a região pode ficar abafada e úmida. Ademais, andar descalço em ambientes públicos não é uma boa opção. Portanto, evite esse costume e sempre alterne os calçados.
Por fim, piscina e praia também provocam micoses, principalmente se você não secar as mãos e os pés adequadamente.