Creatina faz mal? Veja esta e outras dúvidas comuns sobre o tema

Alimentação Bem-estar
17 de Abril, 2023
Creatina faz mal? Veja esta e outras dúvidas comuns sobre o tema

A creatina é um suplemento popular entre quem treina. Recomendado por diversos especialistas para ajudar no desempenho e no desenvolvimento de massa muscular, há muitas dúvidas sobre o suplemento. Uma delas é: apesar dos benefícios, será que a creatina faz mal?

Para ajudar a esclarecer as questões mais comuns, Vitat consultou a nutricionista esportiva Carla Cabral, que ainda dá algumas dicas para “otimizar” a função do suplemento. Confira!

Veja também: Como reeducar o paladar para uma alimentação mais saudável

Creatina realmente faz mal?

Há alguns anos, existe a crença de que o uso contínuo de creatina pode fazer mal, principalmente para a saúde dos rins. Então, muitas pessoas tomavam o suplemento por algumas semanas, interrompiam o uso por um tempo e, então, retomavam o ciclo.

Contudo, Carla afirma que a creatina não apresenta perigos para a maioria das pessoas. Portanto, não há motivos para pausar o uso. “Mas como qualquer suplemento nutricional, pode ter alguns efeitos colaterais em determinados indivíduos”, pondera.

Além disso, ressalta que tomar suplementos ou medicamentos por conta própria é potencialmente prejudicial à saúde, mesmo que a pessoa seja livre de doenças e fatores de riscos.

Principais efeitos adversos da creatina

De acordo com a nutricionista, as reações mais comuns são:

  • Retenção de líquidos: “a creatina pode causar retenção de líquidos em algumas pessoas, o que pode levar a um aumento de peso temporário. No entanto, este efeito geralmente é mínimo e desaparece quando se interrompe a suplementação”, explica.
  • Distúrbios gastrointestinais: náusea, dor abdominal ou diarreia podem surgir com o consumo da creatina. “Esses efeitos colaterais são mais comuns quando o indivíduo ingere altas doses do suplemento”, comenta.
  • Aumento da pressão arterial: quem convive com o quadro de hipertensão, a creatina faz mal se não houver recomendação médica. A razão é que a substância pode elevar a pressão arterial.
  • Problemas renais: “em pessoas saudáveis, a suplementação com creatina não é prejudicial para os rins. Todavia, em indivíduos com doença renal pré-existente, a suplementação com creatina pode aumentar o risco de danos ao órgão”, alerta a especialista.

Existe uma hora específica para ingerir o produto?

Muitos estudos apontam que o consumo pós-treino pode ser uma boa pedida para o corpo. A nutricionista explica que o fluxo sanguíneo maior depois do esforço possivelmente favorece a absorção da substância.

Entretanto, opina que a ingestão não precisa seguir uma hora específica, que o mais importante é incluí-la com assiduidade na rotina.

Devo consumir o suplemento todos os dias?

Quem começa uma rotina de treinos e recorre ao uso da creatina pode se fazer essa pergunta. Carla orienta que a substância precisa da ingestão regular, “inclusive nos dias em que você não treina”. Afinal, a creatina atua no aumento gradual de creatina fosfato nos músculos. “Isso pode ajudar a melhorar o desempenho físico e aumentar a força muscular”, diz.

Mas, o que é essa tal de creatina fosfato? A nutricionista explica que é uma fonte de energia primordial em exercícios de alta intensidade e de curta duração. Por exemplo, levantamento de peso e sprints, os famosos “tiros” na corrida.

“Mesmo nos dias em que você não treina, a creatina continua a ser armazenada nos músculos e pode ajudar a manter os níveis de creatina fosfato”, complementa.

Creatina não faz mal, porém requer certos cuidados

Embora seja um suplemento seguro para a maioria das pessoas, não é só a recomendação profissional que conta. Para Carla, é importantíssimo escolher produtos de marcas confiáveis, assim como seguir as instruções de dosagem de cada uma.

Portanto, nem sempre o melhor preço é sinônimo de qualidade — pesquise sobre o produto na internet, se há certificações e registro da Anvisa, por exemplo. Na dúvida, sempre dialogue com seu nutricionista sobre a composição do rótulo.

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva