Mito ou fato: creatina causa inchaço? Médico explica
Se tem um suplemento dando o que falar ultimamente, com certeza é a creatina. Ela tornou-se a queridinha entre os praticantes de musculação porque aumenta a energia dos músculos e evita que eles entrem em fadiga rapidamente, o que é importante para melhorar o desempenho nos treinos. Mas quem tem o objetivo de emagrecer já deve ter escutado por aí que a creatina causa inchaço. Será que é verdade?
O que é a creatina?
De acordo com o médico nutrólogo Renato Lobo, diretor-executivo da clínica Sculpté, trata-se de uma proteína encontrada naturalmente dentro de um músculo. “Você pode obtê-la por meio da produção espontânea que acontece no fígado. A outra metade da produção é possível obter com uma alimentação que inclui produtos de origem animal, como carne bovina, peixe, carne suína, frango, entre outros”, explica.
Por isso, ele afirma que pessoas vegetarianas ou veganas costumam ter níveis mais baixos da substância no organismo, mas é perfeitamente possível suplementá-la.
“Tanto no corpo feminino quanto no masculino, a creatina tem o mesmo efeito. Isto é, ajudar no ganho de massa muscular, na hipertrofia e a emagrecer sem perder músculo, evitando a flacidez e aquele aspecto ‘murcho’”, complementa o profissional.
Leia também: Quanto de proteína consumir para ter mais músculos?
Mito ou fato: a creatina causa inchaço?
“O inchaço supostamente causado pela creatina é um mito importante para desmistificar. Na verdade, acontece um aumento de água corporal com o uso da creatina. Contudo, sempre que você ganha músculo, existe automaticamente esse aumento de água corporal. Isso porque o músculo é um tecido mais hidratado, ou seja, tem mais água”, ele diz.
Desse modo, pode até ocorrer um aumento da concentração de água no corpo, mas ela é causada pelo aumento dos músculos, o que Renato conta que não configura retenção de líquidos.
Como consigo comprovar que a creatina não causa inchaço?
Com o teste de bioimpedância. Ele analisa a composição corporal (quantidade de músculo e de água no corpo, por exemplo). “Ao fazer o exame – antes de tomar creatina e depois – você observa um ganho de massa muscular e também um ganho de líquido, mas ele fica dentro do músculo, diferentemente da retenção, que acontece quando o líquido fica fora das células.”
O inchaço causado pela retenção pode ser observado ao apertarmos alguma parte do nosso corpo (como a perna) e o local ficar com o “buraco” do dedo. Por outro lado, isso não acontece quando o acúmulo de água se dá nos músculos.
Leia também: Saturação de creatina potencializa o ganho de músculos?
Quais são os benefícios da creatina?
“Os benefícios são diversos, como melhora da capacidade de atividade física, contribuição para a recuperação muscular (ou seja, você fica menos tempo com dores musculares pós-treino). Além disso, a creatina ajuda na força e facilita a perda de gordura e o ganho de massa muscular. Na parte cognitiva, existem ganhos como melhores raciocínio e memória.”
Fonte: Renato Lobo é diretor-executivo da clínica Sculpté, em São Paulo; médico pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-graduado em nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).