Quanto de proteína consumir para ter mais músculos?

Alimentação Bem-estar
18 de Maio, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Quanto de proteína consumir para ter mais músculos?

Quando o assunto é ganhar músculos, uma das primeiras coisas que vem à mente é o consumo de proteína. Ela desempenha um papel fundamental na construção e reparação muscular, sendo um nutriente essencial para o crescimento e a manutenção dos tecidos musculares.

As proteínas dietéticas (ou seja, aquelas que consumimos) são compostas por pequenos blocos de construção chamados aminoácidos. É importante que as pessoas consumam proteínas de alta qualidade e em quantidades suficientes, especialmente à medida que envelhecem, para garantirem aminoácidos essenciais ao corpo. Isso porque alguns deles não conseguimos produzir, e, portanto, precisamos obter por meio da alimentação.

Tipos

Existem dois tipos de proteínas, sendo divididas em alto e baixo valor biológico. Entenda cada uma:

  • As chamadas de alto valor biológico são aquelas que apresentam todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes e são encontradas em alimentos de origem animal, por exemplo: carne de vaca, carne de frango, peixe, salmão grelhado, queijos, ovos e laticínios;
  • A maioria dos alimentos vegetais possui uma menor quantidade de proteínas, ou seja, são de baixo valor biológico, apresentando uma quantidade menor de aminoácidos essenciais, por exemplo: lentilhas, ervilhas, feijão, arroz, tofu, quinoa e soja.

No entanto, uma combinação de diferentes alimentos na mesma refeição é capaz de fornecer proteínas de alto valor biológico, um bom exemplo dessa combinação é o arroz + feijão.

Leia também: Melhor horário para comer proteína se você quer ganhar massa muscular

Quantidade ideal de proteína para ter mais músculos

O ideal é que o consumo de proteínas aconteça em todas as refeições. Assim, o corpo consegue absorver o nutriente de forma gradual ao longo do dia.

A necessidade diária recomendada pela RDA (Recommended Dietary Allowances) é de 0,8g/kg de peso corporal. Seguindo uma dieta balanceada, essa quantidade evitaria qualquer complicação causa pela baixa ingestão de proteínas.

Existem diversos estudos sobre a ingestão ideal de proteínas para a construção muscular. Por isso, o ajuste individualizado da ingestão é recomendado, bem como compreender os objetivos que você possui. Mas de maneira geral, as recomendações de ingestão de proteínas para o ganho de massa ficam entre 1,2 e 1,6 gramas por kg de peso corporal.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais