Receita de couve-de-bruxelas assada

19 de dezembro, 2019

Pouco presente na mesa dos brasileiros, a couve-de-bruxelas é uma verdura versátil e repleta de benefícios para a saúde. Com diversas formas de preparo, esse ingrediente é um excelente aliado da boa forma. 

A couve-de-bruxelas já era cultivada ao redor de Bruxelas, na Bélgica, por volta do século 13. Mas a hortaliça só chegaria a outros países, como França e Inglaterra, cinco séculos depois. 

São inúmeros os benefícios do consumo desse ingrediente. A couve-de-bruxelas é rica em nutrientes, em especial, o cálcio e a vitamina C. Assim, o vegetal melhora a saúde dos ossos, aumenta a imunidade e impede o envelhecimento precoce das células. Além disso, por ser rico em fibras, esse ingrediente prolonga a sensação de saciedade e pode contribuir para a perda de peso.

A couve-de-bruxelas também possui ação antioxidante, anti-inflamatória, antiviral e antibacteriana, agindo contra vários tipos de processos infecciosos.

Além de saudável, a couve-de-bruxelas é muito saborosa e pode ser combinada com carnes e molhos ou ser a protagonista da refeição. Vale a pena explorar esse vegetal e criar receitas práticas para o dia a dia com ele. Confira a receita:

Leia mais: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta

Couve-de-bruxelas assada  

Ingredientes

  • 1 kg de couve-de-bruxelas, aparada e cortada ao meio
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ¼  xícara de vinagre balsâmico
  • Sal e pimenta preta moída na hora

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 190°C. Em seguida, misture a couve-de-bruxelas, o óleo e o vinagre em uma assadeira grande.

Depois, tempere com sal e pimenta.

Mexa uma vez nos últimos cinco minutos e deixe assar até ficar macio e dourado, cerca de 15 a 20 minutos.

Sirva logo após.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí