Receita de couve-de-bruxelas assada
Pouco presente na mesa dos brasileiros, a couve-de-bruxelas é uma verdura versátil e repleta de benefícios para a saúde. Com diversas formas de preparo, esse ingrediente é um excelente aliado da boa forma.
A couve-de-bruxelas já era cultivada ao redor de Bruxelas, na Bélgica, por volta do século 13. Mas a hortaliça só chegaria a outros países, como França e Inglaterra, cinco séculos depois.
São inúmeros os benefícios do consumo desse ingrediente. A couve-de-bruxelas é rica em nutrientes, em especial, o cálcio e a vitamina C. Assim, o vegetal melhora a saúde dos ossos, aumenta a imunidade e impede o envelhecimento precoce das células. Além disso, por ser rico em fibras, esse ingrediente prolonga a sensação de saciedade e pode contribuir para a perda de peso.
A couve-de-bruxelas também possui ação antioxidante, anti-inflamatória, antiviral e antibacteriana, agindo contra vários tipos de processos infecciosos.
Além de saudável, a couve-de-bruxelas é muito saborosa e pode ser combinada com carnes e molhos ou ser a protagonista da refeição. Vale a pena explorar esse vegetal e criar receitas práticas para o dia a dia com ele. Confira a receita:
Leia mais: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta
Couve-de-bruxelas assada
Ingredientes
- 1 kg de couve-de-bruxelas, aparada e cortada ao meio
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ¼ xícara de vinagre balsâmico
- Sal e pimenta preta moída na hora
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 190°C. Em seguida, misture a couve-de-bruxelas, o óleo e o vinagre em uma assadeira grande.
Depois, tempere com sal e pimenta.
Mexa uma vez nos últimos cinco minutos e deixe assar até ficar macio e dourado, cerca de 15 a 20 minutos.
Sirva logo após.