O que fazer na primavera para ter o corpo que deseja no verão

Alimentação Bem-estar
18 de Novembro, 2022
O que fazer na primavera para ter o corpo que deseja no verão

Se você já ouviu falar que o corpo de verão se constrói antes da estação mais quente do ano, saiba que a sentença é verdadeira. Pois, é preciso tomar algumas medidas nos meses que antecedem o final do ano para conseguir atingir metas de maneira gradual, saudável e duradoura. Mas, não é porque o inverno já passou que é preciso jogar a toalha. Seja emagrecer, tonificar, reduzir medidas ou ganhar massa magra, veja dicas do que fazer na primavera para chegar com o corpo que deseja no verão.

O que fazer na primavera para chegar com o corpo que deseja no verão

Escolha comida de verdade

É hora de abandonar os industrializados e refinados e dar lugar para frutas, vegetais e grãos integrais. Além de oferecer uma nutrição mais geral, tais alimentos são mais saciantes e energizantes, e criam um impacto diferente na regulação do açúcar no sangue, digestão e metabolismo. Portanto, melhore a qualidade do que come e faça desse objetivo a base do seu plano de emagrecimento (e, finalmente, de manutenção de peso).

Leia também: 6 pensamentos que atrapalham o emagrecimento

Beba (mais) água para chegar com o corpo que deseja no verão

Não é novidade que a água é necessária para todos os processos do corpo, incluindo circulação saudável, digestão e eliminação de resíduos. Estudos mostram que a água realmente ajuda a acelerar o metabolismo e, embora o efeito possa ser leve, pode causar um impacto maior ao longo do tempo. Da mesma forma, água antes das refeições reduz naturalmente o tamanho das porções, o que pode ajudar a evitar excessos. 

Defina o alarme do seu telefone celular como um lembrete, se necessário. Mas, se você não é fã de água pura, enfeite com limão, hortelã fresca, pepino fatiado, gengibre fresco ou pedaços de frutas da estação.

Aprenda a reconhecer a fome emocional

A fome real desencadeia sinais de natureza física, como uma barriga levemente roncando e a necessidade de combustível. Por outro lado, a fome emocional não tem nada a ver com as necessidades do corpo. Pois, pde ser motivada por hábitos, emoções ou sugestões ambientais – como ver outras pessoas comendo.

Por isso, se você sente fome uma hora depois de comer uma refeição perfeitamente equilibrada, fique atento. Pode ser ansiedade, tédio ou talvez o desejo de recompensa ou conforto. Investigar o relacionamento pessoal com a comida e os motivos por trás das escolhas alimentares pode fornecer uma riqueza de conhecimentos. 

Se você achar que muitas vezes confunde a fome com comer emocional, teste alguns mecanismos de enfrentamento alternativos que abordam seus sentimentos. Respiração, meditação guiada e atenção plena na hora de comer são excelentes ferramentas para ajudar a diferenciar uma da outra. Você não pode se transformar da noite para o dia. Mas, ao começar a substituir os alimentos por outras maneiras de atender às suas necessidades emocionais, mudará a forma como come para sempre. E para muitas pessoas, esta é a peça final do quebra-cabeça da perda de peso.

Leia também: Por onde começar a dieta low carb? Veja dicas

Mantenha-se em movimento

O sedentarismo reduz o metabolismo da gordura. Por isso, é preciso ser ativo ao longo do dia para queimar esses estoques. Tente realizar algum tipo de atividade física periodicamente e, se você não tem tempo para ir à academia, opte por longas caminhadas, por exemplo, ou treinos online que podem ser feitos em casa. Além disso, quando você se exercita regularmente:

  • Seu corpo se torna mais eficiente na entrega e extração de oxigênio. Simplificando, isso ajuda as células a queimar gordura mais eficientemente.
  • O corpo tem melhor circulação. Isso permite que os ácidos graxos se movam com mais eficiência pelo sangue e entrem nos músculos. Isso significa que a gordura está mais prontamente disponível para abastecer o corpo.
  • Aumenta o número e o tamanho das mitocôndrias. Estas são as usinas celulares que fornecem energia dentro de cada célula do corpo.

Levante peso

O treinamento de força ajuda a compensar a perda de massa muscular relacionada à idade. Também fornece um aumento no metabolismo. Durante o exercício, o tecido muscular é estressado. Depois, é reparado. Assim, uma mulher que treina três vezes por semana durante seis meses pode construir músculos suficientes para queimar entre 10 e 32 calorias extras por dia. Dessa maneira, para obter o máximo benefício metabólico, concentre-se em exercícios que envolvam grandes grupos musculares, como agachamentos e flexões.

Durma bem  para chegar com o corpo que deseja no verão

O metabolismo funciona o tempo todo. Pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, Estados Unidos, descobriram que as pessoas que dormiam seis horas ou menos por noite tinham 23% mais chances de estar acima do peso do que aquelas que dormiam de sete a nove horas. Assim, a falta de sono reduz a leptina, hormônio que controla o apetite, e aumenta os níveis de hormônio do crescimento. Ou seja, estabeleça um cronograma definido para cumprir pelo menos oito horas de sono por noite.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher fazendo o exercício stiff unilateral na academia
Bem-estar Movimento

Stiff unilateral é melhor que o tradicional?

Será que vale a pena trocar o stiff convencional por sua variação unilateral? Descubra a resposta e veja como fazer corretamente para evitar lesões

proteína vegetal
Alimentação Bem-estar

Proteína vegetal: o que é, benefícios e alimentos ricos

Com foco em fontes vegetais, como leguminosas, grãos e sementes, as proteínas vegetais oferecem uma alternativa saudável e acessível.

bebê dormindo no berço
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Soneca do bebê: quantas horas ele deve dormir por dia?

Os períodos de soneca do seu bebê durante o dia são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e a produção de hormônios do crescimento