Viih Tube mostra transformações do corpo no pós-parto
Viih Tube deu à luz Lua recentemente. Contudo, desde o começo da gravidez, ela compartilha com os seus seguidores as dores e as delícias da maternidade de primeira viagem. Ontem, por exemplo, ela publicou um vídeo no seu Instagram no qual mostra as transformações do seu corpo no pós-parto.
“Chegamos num nível de intimidade que vocês me veem de fralda. Meu corpo dia após dia no pós-parto pra vocês! E é isso aí, toda mamãe passa por isso, como foi com você? Conta aí nos comentários”, disse na legenda.
O post começa com uma cena horas depois da cesárea. Deitada, a influencer toca e aperta a barriga ainda inchada. Depois, há mais gravações dia após dia das mudanças, até chegar ao 11º dia. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Durante um período, a ex-BBB conta que usou um acessório chamado taping na região abdominal: trata-se de um processo de bandagem com fitas adesivas linfáticas ou contensivas aplicadas por um fisioterapeuta. O intuito é promover uma melhor sustentação do local, além da diminuição do inchaço e a cicatrização.
Leia também: Desafios da amamentação: Viih Tube compartilha suas experiências
Quais mudanças o corpo pode sofrer no pós-parto?
As mudanças que marcam esse período são hormonais e físicas. Especialmente no puerpério (os 40 dias depois do parto), muitas mulheres relatam uma verdadeira montanha-russa emocional.
Por outro lado, com relação ao corpo, uma das principais dúvidas é quando o útero (e consequentemente, a barriga) retorna ao que era antes da gestação. Em geral, isso pode levar até seis semanas. Logo após o parto, o órgão se encontra na altura da cicatriz umbilical, e aos poucos vai diminuindo.
Mas não se preocupe caso essa redução do volume abdominal não fique tão perceptível logo nos primeiros dias. Pois é muito comum o acúmulo de gases tanto depois do parto normal quanto da cesárea, o que influencia no processo.
Sangramentos e ressecamentos vaginais, mamas mais inchadas, pesadas e sensíveis, intestino preso, cabelos e unhas enfraquecidos e pernas e pés inchados são outras características que podem ser observadas depois do nascimento do bebê.
Desse modo, alguns cuidados são importantes para melhorar o bem-estar da mamãe:
- Evitar esforço físico pesado;
- Para facilitar a saída dos gases e o alívio dos inchaços, fazer caminhadas leves;
- a elevação das pernas e o uso de meia elástica também contribuem para amenizar os inchaços;
- Alimentação saudável. Se o intestino ficar preguiçoso, vale aumentar a ingestão de fibras e capriche na hidratação;
- Descansar sempre que possível;
- Casos de estrias e melasmas, se necessário, podem ser tratados com a ajuda de um dermatologista;
- Por fim, lubrificantes à base de água, óleo de coco ou até laser vaginal podem contribuir para melhorar o ressecamento vaginal.