Desafios da amamentação: Viih Tube compartilha suas experiências

Gravidez e maternidade Saúde
20 de Abril, 2023
Desafios da amamentação: Viih Tube compartilha suas experiências

Durante a gravidez, a ex-BBB Viih Tube mostrou com bom humor as mudanças de seu corpo. Um pouco antes do nascimento de Lua, a influenciadora fez um vídeo revelando cicatrizes, estrias, flacidez e outras alterações que toda gestante pode ter. Ao que parece, Viih Tube deseja continuar inspirando outras futuras mamães. Agora, ela tem contado sobre os desafios da amamentação, um processo que é fácil para algumas mulheres, mas complicado para muitas outras.

Veja também: Como dar banho no bebê em dias frios

Desafios da amamentação: dificuldade em fazer a pequena Lua mamar

A primeira filha de Viih Tube nasceu saudável, mas logo nos primeiros dias, a ex-BBB enfrentou problemas para alimentá-la. O motivo é que Lua veio ao mundo com o frênulo lingual curto, membrana que liga a parte debaixo da língua à região inferior da boca.

Com essa característica, o bebê pode ter problemas para mamar de forma adequada e precisa de avaliação médica para correção cirúrgica.

“Meu seio está muito sensível. Estava com uns machucadinhos… Mas não chegou a ser fissura. Antes de fazer a frenectomia, a Lua mamou. Então fez bolha de sucção e várias coisas. E eu sabia que estava errado”, relatou.

A frenectomia é um procedimento simples, que retira total ou parcialmente o frênulo lingual, que pode melhorar a pega da amamentação e evitar problemas futuros na dicção (língua presa, por exemplo) e na mastigação.

Mesmo com a intervenção, Viih Tube afirma que os desafios da amamentação ainda existem. “Amamentação é tenso, tá? É a coisa mais linda ela mamando quando passa a dor e é essa imagem que me dá forças para não desistir”, desabafou nas redes sociais.

Dores e lesões nos seios

Reprodução/Instagram

Além da preocupação em amamentar a filha corretamente, a ex-BBB não esconde que a jornada é dolorosa. Logo nos primeiros dias, ao notar que seu bebê não mamava direito, os seios ficaram muito sensíveis e ganharam feridas incômodas, que se tornaram fissuras.

Para evitar infecções e acelerar a recuperação da pele, a nova mãe tem recorrido a sessões de laserterapia. Esse quadro é muito comum entre as mulheres que estão amamentando, e pode se estender por alguns meses de vida do bebê.

Como passar pelo processo de amamentação com mais tranquilidade?

O vínculo que a amamentação proporciona entre mãe e bebê é especial. Como dito no início, algumas mulheres não passam por nenhum ou pouquíssimos inconvenientes, enquanto outras sofrem com diversos obstáculos.

A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar a minimizar as agruras mais comuns dessa fase:

Trauma nos mamilos: o problema pode estar na pega do bebê. Ao mamar, o pequeno deve abocanhar toda a aréola. Então, retire um pouco de leite antes da mamada — isso contribui para corrigir a pega. Além disso, mantenha a região dos mamilos seca durante a amamentação. Contudo, não use nenhum produto com o intuito de tratar os traumas sem orientação médica.

O ingurgitamento mamário é caracterizado pelo acúmulo de leite nas mamas. Mas, o problema é que, nessa situação, o líquido endurece, e essa retenção costuma causar inchaço e bastante dor.

Ducto mamário entupido: provoca obstrução dos ductos que conduzem o leite para o mamilo. Caracterizado por um ponto esbranquiçado ou amarelado no mamilo, a condição provoca ardência e sensação de fisgada.
Em geral, o problema é quando parte da mama não foi esvaziada adequadamente. Além disso, outros possíveis motivos podem ser erro de pega, uso de roupas apertadas, bicos artificiais (como chupetas, mamadeiras), mamadas infrequentes ou o hábito de pressionar os dedos na mama durante o aleitamento.

Ao corrigir a causa, o quadro desaparece. Mas, em alguns casos, procedimentos para desobstruir o ducto também são necessários, o que deve ser executado por um profissional de saúde.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Uso de Ozempic e anestesia
Saúde

Uso de Ozempic e anestesia: pacientes precisam de cuidados especiais

Medicamentos aumentam o risco de aspiração pulmonar durante o procedimento. Entenda!