Como dar banho no bebê nos dias frios

Gravidez e maternidade Saúde
18 de Abril, 2023
Como dar banho no bebê nos dias frios

Entre o outono e o inverno, as temperaturas mais amenas tendem a preocupar os pais — principalmente os de primeira viagem — com relação a como dar banho no bebê nos dias frios. Contudo, algumas práticas podem ajudar a amenizar o desconforto e evitar doenças. 

Veja também: Vômito após o medicamento: saiba como agir com as crianças

Dicas para dar banho do bebê nos dias frios

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o banho pode ser diário, mas também pode ser realizado 2 a 3 vezes por semana, desde que se higienize as pregas, o coto umbilical e a área de fraldas, respeitando os hábitos culturais de cada família. Ainda sim, é importante não adiar muito o momento do banho, já que ele pode ser rápido e relaxante para o bebê.

A seguir, confira algumas dicas de como higienizar o seu filho nos dias mais frios.

Temperatura adequada

Mesmo que os dias estejam mais gelados, não precisa exagerar na temperatura da água do banho do bebê. O ideal é deixá-la entre 36 e 37 graus. Caso você tenha um termômetro, a tarefa fica mais fácil. Contudo, na ausência do aparelho, insira o cotovelo na banheira até o final, se não sentir incômodo, a temperatura da água está propícia para o bebê.

Prepare o ambiente

Antes de expor o pequeno ao frio, prepare o ambiente do banho e da troca, se certificando que as janelas e portas estão devidamente fechadas para que a corrente de ar não cause incômodo no bebê. Lembre-se se reservar toalhas, troca de roupa e todos os produtos. Dessa forma, ela ficará menos exposta à baixa temperatura.

Seque bem o bebê

Ainda que o banho em épocas frias seja mais rápido, invista um tempo para secar o bebê por completo. Se a criança tiver muito cabelo, vale utilizar um secador para evitar que a umidade afete a sua imunidade.

Outras dicas para dar banho do bebê nos dias frios

Invista em produtos hipoalergênicos

Para cuidar da pele do bebê da melhor forma, os pais devem apostar em produtos de limpeza suave e que sejam específicos para as crianças, já que esses itens não alteram o pH fisiológico da pele de maneira significativa. Além disso, ao escolher sabonetes líquidos infantis, opte pelos produtos sem perfume. 

Hidrate o bebê

Os hidratantes já podem fazer parte da rotina do bebê no período neonatal, de preferência após o banho. Contudo, a escolha do produto deve ser criteriosa para minimizar o risco de irritação. Essa hidratação reforça a barreira de proteção da pele e evita a sensibilização. 

Referência: Sociedade Brasileira de Pediatria.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória