Corpo hidratado no Carnaval: dicas de frutas e alimentos
Mais do que nunca, o Carnaval é uma das épocas do ano em que é fundamental manter o corpo hidratado. Trata-se da maior festa popular do Brasil, e conta com muita festa, desfiles e blocos de foliões que aproveitam o período para se divertir e confraternizar.
Coincidentemente, o evento acontece no verão, isto é, durante as mais altas temperaturas. Dessa forma, para quem não abre mão de festejar, é importante repor as energias e manter o corpo hidratado. Lembrando que nesse período registram-se os maiores números de casos de desidratação, intoxicação alimentar e doenças oriundas de vírus e bactérias.
Leia mais: Juju Salimeni mostra marmita de preparação para o Carnaval
Os riscos de não manter o corpo hidratado no carnaval
De acordo com Hellen Suleman, nutricionista do Senac EAD, é preciso dar uma atenção especial com a ingestão de líquidos. Isso porque podem surgir sintomas muito desconfortáveis.
“A falta de líquidos no organismo resulta em vários problemas. Os principais sinais incluem: prisão de ventre, metabolismo lento, pele, olhos e boca secos, dores articulares, infecções urinárias, entre outras reações”, esclarece.
Lembrando que a desidratação pode evoluir para quadros patológicos mais graves. Por isso, é importante que adultos bebam pelo menos, seis copos de água diariamente, além de outros alimentos como frutas e verduras, com altos teores líquidos.
Afinal, como balancear a alimentação nesse período?
De acordo com a nutricionista, é preciso ficar atento com duas situações. Primeiramente, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, além de comidas pouco saudáveis. Isso porque essa combinação é uma das principais desencadeadoras de desidratação.
“Alimentos muito manipulados como frutos do mar, maionese, salpicão, molhos gordurosos e cremes devem ser evitados. Eles necessitam de grande controle de qualidade, que muitas vezes podem estar ausentes nos estabelecimentos e em função das altas temperaturas da estação”, argumenta.
Desse modo, a recomendação é de que os foliões consumam carnes brancas e magras, grelhadas, assada ou cozidas. Tais alimentos contêm menos gordura e são de mais fácil digestão. “Consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de antioxidantes, vitaminas e sais minerais. E para que gosta de sobremesa, existem opções refrescantes que são elaboradas à base de frutas e iogurtes naturais desnatados”.
Elaborando o cardápio do Carnaval
Ainda segundo Hellen, o mais importante para manter o organismo saudável é priorizar a rotina de alimentação, em pelo menos três períodos: café da manhã, almoço e jantar. Nos intervalos, a dica é consumir frutas, sucos naturais e água de coco, para manter a reposição de minerais.
Por outro lado, é importante evitar produtos industrializados com excesso de açúcar ou sal, assim como refrigerantes e bebidas alcoólicas. Seguindo as sugestões, o sistema imunológico estará fortalecido e o indivíduo preparado para aproveitar as festas.
Além disso, a nutricionista compartilhou algumas dicas:
- Dê preferência para alimentos ricos em vitamina C. Por exemplo: frutas cítricas, laranja, limão e acerola (in natura ou em sucos);
- Proteínas como frango, peixe e ovos;
- Beba bastante água e procure ter uma garrafa individual para consumo frequente;
- Frutas como melancia e melão são ótimas opções, já que contêm bastante líquido, vitaminas e sais minerais;
- Chegou da folia cansado e com fome? Opte por uma sopa de legumes ou caldos de carne e frango com pouco sal e gordura.
Por fim, a educadora reforça que não existe fórmula mágica para antes ou depois das festas. “O ideal é mantermos uma alimentação equilibrada todos os dias, e principalmente, nos períodos como o Carnaval. Portanto, se a pessoa exagerar, o ideal é retomar a rotina de alimentos saudáveis, gradativamente”, finaliza.
Fonte: Hellen Suleman, nutricionista e docente dos cursos livres de Gastronomia do Senac EAD.