Corante vermelho pode causar doenças intestinais, aponta estudo

Saúde
10 de Janeiro, 2023
Corante vermelho pode causar doenças intestinais, aponta estudo

O corante vermelho, conhecido como corante 40, está presente em diversos alimentos industrializados. Embora muitas pessoas acreditem que ele é feito a partir do inseto cochonilha, não há evidências de que isso seja verdade.

A substância é produzida com materiais sintéticos, incluindo destilados de petróleo. Para investigar os efeitos desse corante no organismo, cientistas fizeram o experimento em ratos, que desenvolveram doenças intestinais, como a colite ulcerativa.

Veja também: Afinal, como ter motivação para treinar depois do parto?

Critérios e achados da pesquisa

Durante o estudo, os camundongos foram alimentados com quantidades variadas por 12 semanas. Nesse período, os animais que mais consumiram o corante corante apresentaram altas concentrações de serotonina, hormônio ligado à felicidade.

No entanto, por mais que isso pareça positivo, o excesso de serotonina pode prejudicar o equilíbrio intestinal, pois alteram a microbiota do órgão.

Prova disso é que os mesmos ratos desenvolveram problemas no intestino, principalmente a colite ulcerativa. A doença crônica consiste em inflamações e ulcerações na mucosa do intestino grosso, o cólon.

Os sintomas dependem da gravidade do quadro e podem variar de dor abdominal leve a mais grave, além de diarreia, constipação, sangramento intestinal, distensão abdominal e dor anal.

Ademais, é comum o aparecimento de sintomas em outros órgãos, como artrite, uveíte e inflamação na coluna. Ao contrário da doença de Crohn (outra doença inflamatória), a colite ulcerativa normalmente não afeta a espessura completa da parede intestinal e quase nunca ataca o intestino delgado.

A doença costuma acometer o fim do intestino grosso, podendo estender-se de forma parcial ou total pelo restante do órgão. Normalmente, ela surge entre os 15 e os 30 anos de idade. Mas uma minoria dos afetados sofre o seu primeiro ataque depois dos 50.

Efeito do corante vermelho em humanos

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que a alta ingestão do ingrediente entre seres humanos pode comprometer o sistema imunológico. Contudo, cabem estudos que analisem a ação do corante em pessoas para entender os reais efeitos da substância.

Apesar da falta de clareza nesse sentido, existe o consenso médico sobre o risco de consumo de alimentos industrializados em geral.

Diversos estudos observaram as consequências de inúmeros componentes utilizados na indústria alimentícia. Dentre as descobertas, se destacam o risco elevado de câncer, obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Portanto, é fundamental reduzir a quantidade de alimentos desse tipo: por exemplo, refrigerantes, salgadinhos, embutidos, congelados, sorvetes e frituras.

Então, priorizar uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, vegetais, grãos, oleaginosas e carnes magras é a recomendação geral para prevenir enfermidades e manter a boa saúde.

 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show