Como tirar gordura dos armários? Dicas para preservar o móvel

Bem-estar Casa
28 de Abril, 2022
Como tirar gordura dos armários? Dicas para preservar o móvel

Ao cozinhar algo que leva óleo ou é muito gorduroso, os resíduos acabam impregnando em locais além do fogão. Isso significa que os móveis e objetos da cozinha, como panelas, garfos e balcões, podem ficar sujos. Por isso, saber como tirar gordura dos armários faz com que seu móvel tenha mais tempo de vida útil e fique impecável. 

Leia também: Como eliminar baratas da casa — e prevenir o aparecimento dos insetos

Para uma boa solução, misture desengordurante com partes iguais de água morna e vinagre branco. Isso pode ser feito em um balde, pote ou borrifador. Depois, acrescente 1 colher de sopa de detergente líquido na solução. Feito isso, basta espirrar ou passar a mistura no armário. Com a ajuda de uma escovinha, limpe todo o móvel e não se esqueça dos cantinhos. 

Então, para evitar que o seu armário fique mofado, use pouca solução para não encharcar o móvel. Logo após, passe um pano seco e finalize limpando com um pano úmido. Em armários com partes de vidro, basta usar uma esponja com detergente, tomando cuidado para não molhar a madeira do móvel. Fazer essa limpeza com álcool também dá certo. 

Muitos armários são de MDF, por isso, a limpeza aqui é diferente. Use uma mistura de pouca água quente com algumas gotas de detergente. Em seguida, esfregue pela superfície e por fim, passe um pano com álcool. E evite usar água ou produtos com o componente em materiais de MDF, pois isso pode danificar seu item. 

Como tirar gordura dos armários: mantenha a higiene 

O hábito de limpar armários e balcões precisa ser frequente e não devemos esperar muito para fazer essa higiene. Isso porque levar tempo demais dificulta na hora de retirar manchas ou resíduos de gordura do móvel, além de atrair insetos pelos materiais orgânicos presentes. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa