Como tirar cheiro de fritura da casa? Dicas práticas e baratas

16 de março, 2022

Ao preparar uma refeição que precisa de óleo, a dúvida que fica é como tirar o cheiro de fritura da casa. O odor que sobe quando um alimento é preparado desta forma pode incomodar. Isso porque além de deixar as roupas e os cabelos de quem cozinhou com o cheiro nada agradável, a fritura também pode impregnar todo o ambiente.

Leia também: Como secar a louça da forma correta: com um pano ou naturalmente?

Como tirar cheiro de fritura da casa?

Cravo e álcool 

Uma forma barata de acabar com o mau cheiro é fazer uma infusão de cravo-da-índia e álcool. Nesse caso, qualquer volume do composto funciona! Para a mistura, coloque a quantidade que desejar de cravo dentro do líquido. Espere até a cor da mistura ficar roxa e, em seguida, passe para o borrifador. Assim, esta será uma forma prática de eliminar o cheiro de gordura dos ambientes. 

Como tirar o cheiro de fritura da casa com limão 

O limão é poderoso no quesito limpar utensílios, e a fruta também combate o cheiro de fritura! Para isso, basta esfregar o limão em panelas, tábuas, talheres e até nas mãos. Contudo, se usar nas mãos, lembre-se de enxaguar bem e passar protetor ao sair na rua. Assim, você evita manchas na pele. E não reproduza o método em mármore ou no porcelanato.

Como tirar o cheiro de fritura da casa com ervas 

Elas ajudam a eliminar odores ruins! Hortelã, manjericão, canela e alecrim podem ser fervidas em 1 litro de água e pronto. Afinal, o vapor delas deixa o ambiente com um novo cheiro e sem vestígios de frituras.

O bom e velho vento

Quanto mais fechada a sua cozinha e a sua casa estiverem, por mais tempo os ambientes vão permanecer com o cheiro forte. Por isso, na hora de cozinhar, uma opção é já deixar todas as janelas e portas abertas, garantindo uma boa ventilação. Usar ventiladores também funciona, mas evite deixar os aparelhos perto do fogão para não apagar o fogo caso ele esteja aceso.

Mais uma solução é limpar o local engordurado imediatamente. Usar um desengordurante ou um pano com algum produto próprio de limpeza é a melhor opção. Isso porque além de tirar o cheiro, a técnica também deixa o local brilhante e higienizado. Em azulejos, uma mistura de uma colher de vinagre para uma colher de água deve resolver. Por fim, aplique em um pano umedecido e passe pela região.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.