Como preparar a casa para o outono: dicas de higiene e organização

18 de março, 2022

O fim de março traz também o fim do verão. Com isso, o tempo fica um pouco mais frio e a dúvida de como preparar a casa para o outono aparece! Logo que as folhas e a temperatura começam a cair, deixar o lar aconchegante e, principalmente, bem quentinho, é a melhor forma de se armar contra as doenças típicas da estação. 

Por causa das mudanças bruscas do clima, o outono pode ser uma época na qual as doenças transmissíveis aumentam. O pneumologista e infectologista Enio Pires Studart conta que, para evitar as gripes em casa, a lavagem correta das mãos logo ao chegar da rua é extremamente importante. “Caso alguém da família apresente sintomas gripais, recomenda-se o uso de máscaras e o distanciamento físico até a melhora do quadro. Para isso, é importante preparar um ambiente acolhedor para que a pessoa possa descansar e se recuperar rapidamente”, diz.

Leia também: Erros na cozinha que impactam a saúde: 6 hábitos que devem ser evitados

Como preparar a casa para o outono

Algumas combinações de limpeza, estilo de vida e gerenciamento da casa ajudam a manter o ambiente mais confortável e seguro. Heloisa Ferreira, personal organizer e proprietária da Infinity Organiza, conta que na hora da limpeza dos cômodos, deve-se descartar o uso de produtos atóxicos e petroquímicos. Ainda mais porque o outono é a estação na qual a sinusite e a rinite atacam bastante.

“É importante que a pessoa colque as roupas de outono no sol e lave-as. Isso vale tanto para casacos e peças mais pesadas, quanto para edredons e mantas”, explica. Almofadas e capas também entram nessa lista. Desse modo, o “cheiro de guardado” vai embora. Além disso, não se esqueça de apostar na ventilação dos ambientes para evitar que as bactérias e os micro-organismos se proliferem pela casa. 

E engana-se quem pensa que a parte decorativa não afeta a saúde! Ferreira conta que tons muito frios deixam a casa triste e, portanto, apostar em tapetes com cores quentes é uma opção para deixar a casa mais alegre. As cortinas no outono também têm papel importante, já que elas podem bloquear o vento gelado.

Leia também: Como secar a louça da forma correta: com um pano ou naturalmente?

Priorize os seguintes tecidos:

  • Seda: é um bloqueador da passagem do frio;
  • Linho: tecido encorpado que ajuda a bloquear o frio e dá leveza ao ambiente;
  • Veludo: indicado para as regiões mais frias do país.  

“Para os tapetes, evite os materiais sintéticos e busque opções com fibras naturais. Como no outono utilizamos mais mantas, cobertores e edredons, que soltam pó, aspire a casa com uma frequência maior. E sempre que possível, abra as janelas por algumas horas”, sugere Ferreira. 

Como preparar a casa para o outono: tenha uma despensa

Comidas quentes e acolhedoras são a cara do outono, por isso, a personal organizer indica ter uma despensa em casa. Dessa maneira, estoque produtos que sejam úteis no preparo de sopas e bebidas mais quentes. “Sempre tenha à mão ingredientes para comidinhas rápidas e de baixo teor calórico”, indica.

E o piso? 

Por fim, pisos laminados e sintéticos são ótimos para preparar a casa para o outono. Eles ajudam na questão do frio e são fáceis de limpar — já que podem ser higienizados apenas com um pano úmido. Pisos vinílicos são ótimos isolantes térmicos, além de trazerem conforto visual, finaliza Ferreira. 

Fontes: Heloisa Ferreira, personal organizer e proprietária da Infinity Organiza; e Enio Pires Studart, médico e infectologista.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.