Como perder gordura visceral com mudanças na rotina

Alimentação Bem-estar
21 de Setembro, 2022
Como perder gordura visceral com mudanças na rotina

Embora o excesso de qualquer tipo de gordura possa ser perigoso, a visceral é considerada um grave fator de risco para problemas de saúde como resistência à insulina, intolerância à glicose e diabetes, colesterol e pressão alta, doenças cardiovasculares, como infarto e AVC e até mesmo alguns tipos de câncer. Então, você pode estar se perguntando como perder gordura visceral. 

Antes de mais nada, é preciso entender que a gordura visceral é o tecido adiposo que envolve os órgãos vitais. Ela é encontrada profundamente dentro do corpo e, quando acumulada em excesso, pode ocasionar maior risco de certas condições de saúde e doenças.

Como é frequentemente chamada de gordura da barriga, você pode se perguntar porque usamos esse termo para descrevê-la. A razão é que existem dois tipos diferentes de gordura na região abdominal, e a visceral é apenas uma delas.

A palavra visceral significa dentro ou perto de órgãos vitais (as vísceras). Assim, estes são os órgãos profundos do organismo, como o estômago e os intestinos. Dessa forma, ela envolve esses órgãos. Então, como os órgãos vitais estão localizados no meio do corpo, ela se acumula na área ao redor da barriga.

Entretanto, nem toda gordura localizada na região abdominal é visceral. Existe também a chamada subcutânea. Alojada abaixo da pele, esse tipo de gordura está localizado em todo o corpo, e é importante para o seu funcionamento correto.

Leia também: Perder gordura abdominal: 11 dicas para secar a barriga

Qual a medida ideal da cintura?

As indicações variam entre os órgãos oficiais. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), por exemplo, aconselha que a cintura não ultrapasse 94 centímetros para homens e 80 centímetros para mulheres.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a relação cintura/quadril não deve ser maior que 1 neles e 0,8 nelas — o cálculo é feito dividindo o valor da circunferência abdominal pelo valor da circunferência do quadril.

Mas essa não é a única referência. O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados do Reino Unido (Nice, na sigla em inglês) afirma que a cintura de um adulto deve ter menos que a metade de sua altura para diminuir riscos à saúde. Ou seja, se você mede 1,75m, sua cintura não pode ser maior que 87,5cm.

Leia também: O que emagrece primeiro no corpo? Qual gordura é mais fácil?

Exame de Bioimpedância
Descubra suas taxas de gordura e massa magra Agende já o teste de bioimpedância gratuito na farmácia Droga Raia ou Drogasil mais próxima de você

Afinal, como perder gordura visceral?

Não existe mágica. É preciso combinar uma alimentação saudável com exercícios físicos que ajudam a eliminar esse tipo de gordura. 

Infelizmente, não podemos dizer ao corpo de onde exatamente gostaríamos de perder medidas. Então, para queimá-la, não adianta focar em exercícios para a barriga. Dessa maneira, é preciso se concentrar em queimar gordura de todos os lugares. Mas, vale salientar que quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral. A razão pela qual é mais fácil perder essa gordura primeiro é porque, quando o corpo está com um déficit calórico, ele mobiliza o excesso de gordura para obter energia. Veja a seguir mais dicas de como perder gordura visceral: 

  • Beba muita água
  • Mexa-se 
  • Escolha sempre comida de verdade
  • Além disso, tenha foco 
  • Controle o tamanho das porções
  • Concentre-se no que está comendo
  • Por fim, cuidado com as refeições noturnas

Leia também: Quanto é preciso se exercitar para ver resultados

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa