Quanto é preciso se exercitar para ver resultados

19 de novembro, 2019

Ir para a academia todos os dias pode ser um vício para alguns. Porém, para outros, a prática de se exercitar com frequência é cansativa e, até mesmo, torturante.

O que pouca gente sabe é que não é preciso ir para o treino assiduamente para colher frutos da malhação, pois existe uma quantidade mínima que é preciso se exercitar para começar a ver os resultados no corpo e na mente.

Como exercitar-se o mínimo pode ser bom?

Quando falamos em atividades físicas, qualquer modalidade está inclusa, seja caminhada, treinar na academia, dança ou yoga.

De acordo com um estudo publicado em agosto de 2019 no periódico britânico British Medical Association , qualquer exercício, seja de baixa ou alta intensidade, mais rápido ou longo, apresenta um risco substancialmente menor de morte precoce a quem o pratica. Além disso, os pesquisadores também disseram que 10 minutos diários de exercício é tão benéfico para a saúde quanto 60 minutos. 

Já outro estudo, publicado em março de 2019, mostra que 10 minutos de exercício estão associados a um menor risco de morte, como doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer.

Tipos de exercícios

O quanto de exercício você precisa para atingir sua meta depende de diversos fatores, como genética, diferença de idade, gênero, e objetivo. No entanto, aqui estão algumas dicas para você que deseja pegar mais leve.

Se você não está acostumado a se exercitar 

Uma boa notícia para os iniciantes: você pode progredir consideravelmente com um tempo mínimo de treinamentos. Isto acontece porque toda pessoa tem um limite genético para seu potencial de condicionamento físico. E, quanto mais você está perto desse limite, mais desafiador será para continuar progredindo.

Além disso, nos primeiros meses de qualquer treinamento, especialmente para exercícios de força, pode-se obter um bom desempenho muito rápido, na medida em que o sistema neuromuscular aprende a executar determinadas atividades com mais eficiência.

Se você quer perder peso

Além de estabelecer uma dieta saudável e balanceada, o ideal é que se você adicione exercícios físicos na rotina se deseja emagrecer.

Entretanto, exercícios de alta intensidade podem reduzir o tempo necessário para alcançar esses resultados. Um estudo publicado no Journal of Diabetes Research mostrou que mulheres que realizaram exercícios HIIT, o treino intervalados de alta intensidade, perderam a mesma quantidade de peso que aquelas que realizaram exercícios aeróbicos de intensidade moderada, em um menor tempo.

Leia também: HIIT: Aula curta e intensa para queimar gordura

Se deseja manter o coração saudável 

Se você está se exercitando para diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol alto, o mínimo pode não ser suficiente. De acordo com a Associação Americana do Coração, é recomendado aumentar o tempo e a intensidade dos exercícios para 40 minutos de atividade cardiovascular moderada a vigorosa, de três a quatro vezes por semana.

Porém, antes de começar a praticar exercícios de alta intensidade, é necessário garantir com profissionais de saúde que a atividade seja segura para seu coração.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.