Como perder barriga depois dos 40 anos: dicas

Alimentação Bem-estar
23 de Agosto, 2022
Como perder barriga depois dos 40 anos: dicas

Mesmo para quem passou a vida inteira sendo uma pessoa ativa, perder barriga depois dos 40 anos pode parecer uma batalha difícil de ser vencida. Isso porque a composição corporal, o metabolismo e os hormônios mudam com a idade. Portanto, os métodos de perda de peso utilizados no passado podem não ser tão eficazes com o passar dos anos. 

Uma das razões pelas quais é difícil emagrecer depois dos 40 anos é perda de massa muscular, de modo que a composição do tecido corporal muda. Ter uma massa muscular mais alta aumenta o metabolismo, para que seu corpo queima mais calorias. Então, quando você lida com o oposto – menos massa muscular – significa um metabolismo mais lento. 

Outro fator que pode retardar o metabolismo é a menopausa. Embora, para algumas mulheres, o processo não ocorra até os 50 anos, o período de transição pode começar aos 40. E as alterações hormonais associadas à menopausa também podem dificultar eliminar os quilos da balança.

Contudo, apesar dessas mudanças, não é impossível perder barriga depois dos 40. Perder peso pode exigir algumas técnicas novas que você não precisou usar antes, ou pequenos ajustes para ativar as técnicas antigas.

Como perder barriga depois dos 40 anos? Dicas

Déficit calórico controlado

Para reduzir a gordura corporal, é necessário que seu corpo esteja em balanço energético negativo. Isso significa promover o déficit calórico, ou seja, comer menos calorias do que você gasta diariamente.

Contudo, essa redução nas calorias não deve ser drástica, uma vez que dietas muito restritivas são difíceis de manter e podem prejudicar a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo. Assim, o ideal é contar com a ajuda de um profissional, que fará ajustes no cardápio para que a redução no peso aconteça de forma gradual e segura.

Como perder barriga depois dos 40: treine o corpo todo

É muito importante tonificar a musculatura do corpo todo para melhorar a flacidez e desenvolver massa muscular.

Aumente o consumo de proteínas

Pois, as proteínas são fundamentais em qualquer dieta, mas em processo de definição, elas serão primordiais para ajudar na manutenção da massa magra e ainda possuem um fator térmico alto, ou seja, você gasta calorias para digerir e metabolizar as proteínas. Sem contar que as proteínas proporcionam maior saciedade”, afirma.

Faça exercícios abdominais

Os exercícios abdominais podem até não “secar” a barriga. No entanto, eles irão ajudar a construir e modelar a musculatura por baixo da camada de gordura. Desse modo, quando você começar a eliminar o acúmulo do nutriente com o auxílio da alimentação, a definição começará a aparecer.

Assim, faça de duas a três vezes na semana, de três a cinco exercícios por sessão e entre três e quatro séries.

Alinhe dieta e treinos (musculação e cardio)

Os exercícios cardiorrespiratórios são importantes, mas a musculação sempre deverá vir em primeiro lugar. “O que emagrece mais a longo prazo é a construção muscular que ocorre no treinamento resistido. Sem contar que a musculação é a atividade física que promove o efeito EPOC — continuar queimando calorias até 48h após a atividade física. Portanto, alinhe volume de cardio, treinamento e dieta”, disse.

Como perder barriga depois dos 40: construa massa magra

Por fim, antes de secar, você precisa ter a musculatura bem desenvolvida por baixo da camada de gordura. Desse modo, quando emagrecer, os segmentos corporais (definições) irão aparecer.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes