Como limpar piso laminado, de madeira, porcelanato, cerâmica…

24 de março, 2022

Para uma limpeza completa da casa, não podemos nos esquecer do chão. Por isso, saber como limpar o piso do ambiente sem danificar o material (seja ele laminado, de mandeira maciça, cerâmica ou outro) garante maior tempo de uso do item e economia para o bolso. 

De acordo com a arquiteta Priscila Tressino, do escritório PB Arquitetura, cada material requer um cuidado especial na hora da limpeza. Além disso, as manchas nos pisos (chamadas de manchas químicas) acontecem por conta da manutenção errada. “Existem também as manchas por derramamento, ou seja, quando o piso entra em contato com café, vinho, molho de tomate, suco ou gordura. Materiais abrasivos também podem causar manchas, danificando a superfície”, afirma.

Leia também: Como lavar e desinfetar as pias de casa: 4 dicas baratas

Como limpar piso? 

Madeira

Tressino conta que a madeira não deve ser lavada! Isso porque o material pode apodrecer e criar fungos. A dica aqui é limpar o piso com um pano úmido e, em seguida, secar com um pano bem macio.

Como limpar piso laminado

A arquiteta relembra que pisos laminados também são feitos de madeira, mas são mais frágeis que os tacos e os assoalhos maciços. “A durabilidade deste tipo de material pode diminuir bastante se tiver contato com água ou outros tipos de líquido”, conta.

Cerâmica e porcelanato 

Esse tipo de material pode ser lavado tranquilamente. Mas em caso de uso de produtos, atente-se para as recomendações do fabricante. “Para a limpeza de porcelanatos, o ideal é usar detergente neutro diluído em água ou saponáceo cremoso, também diluído em água”, conta a arquiteta. 

Vinílicos 

Os pisos de vinílico são feitos de PVC, por isso, resistem à água! Os que possuem sistema click são apenas encaixados, por isso, quando houver qualquer tipo de poça, o líquido pode atravessar o material, comprometendo sua qualidade.

“O correto é tirar o excesso de água o mais rápido possível e deixar secar ao máximo para evitar que embolore e fique com mau cheiro. Não recomendamos piso vinílico click para que tem animais domésticos, por exemplo. Um xixizinho fora do lugar pode ser um grande problema”, diz Tressino.

Dicas gerais de como limpar piso

As manchas podem acontecer por vários motivos, como gotas de café, achocolatado, vinho, molho de tomate, sucos, óleos, gorduras, ferrugem e urina de animais. Produtos de limpeza com soda, ácido, cera ou sabão em pó também podem manchar o piso.

A arquiteta ainda indica o uso de vassouras com cerdas macias, panos de algodão, água sanitária com cloro, detergente neutro e saponáceo líquido, todos sempre diluídos em água. A água morna pode ajudar a remover as sujeiras mais resistentes. Por fim, para rejuntes manchados, opte por usar vinagre branco ou diluído, e aplique com a ajuda de uma escova de cerdas macias.

“Conservação é a chave para não impregnar a sujeira e eliminar as manchas assim que surgirem. O mercado também oferece produtos específicos para cada material. Consulte o manual do fabricante antes de testar”, completa.

Fonte: Priscila Tressino, arquiteta do escritório PB Arquitetura.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.