Como limpar os móveis do bebê: dicas e frequência da higiene
Quando se tem crianças em casa, principalmente bebês, é preciso ter cuidado com tudo ao redor dos pequenos. Com isso, os móveis também precisam de uma atenção especial, pois podem acumular sujeiras e fungos. Você sabe como limpar os móveis do bebê da maneira correta?
Em 2022, o Boletim Infogripe, da Fio Cruz, mostrou que casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país cresceu. Em crianças entre 0 a 4 anos, esse aumento foi de 110%. Além das doenças respiratórias, os ácaros, presentes em tapetes, sofás, cadeiras, pufes, entre outros, podem causar lesões na pele.
Leia também: Alergia, gripe ou resfriado? Conheça as principais diferenças entre eles
Por isso, é importante saber como limpar e realizar essa manutenção frequentemente nos espaços dos pequenos. Em primeiro lugar, não se deve usar produtos abrasivos nos móveis do bebê. Opte sempre por produtos neutros, hipoalergênicos e sem cheiro.
Como limpar os móveis do bebê
Antes de tudo, é preciso manter uma rotina de organização. Isso evita que a sujeira fique acumulada e cause qualquer risco para o bebê. O ideal é tentar sempre deixar o quartinho organizado, dessa forma a higiene do ambiente também fica bem mais fácil. Comece passando aspirador de pó no espaço e também nos móveis, assim, a poeira não se espalhará. Para o quarto do bebê, esse eletroportátil é a melhor opção — a vassoura pode espalhar sujeira, especialmente se for usada no teto e paredes.
Para os móveis de madeira, use sempre pouca água, pois isso pode estufar o material e também gerar fungos e mofo. Em geral, a limpeza é bem fácil. Umedeça um pano limpo e passe pelo item. Então, se quiser, use um pouco de álcool nas superfícies. Por fim, seque o móvel com pano seco. Isso precisa se repetir por, no mínimo, duas vezes por semana.
Não é porque a banheira está em frequente contato com a água que ela não deve ser higienizada corretamente. Sendo assim, use uma esponja ou escova macias com algumas gotas de detergente neutro para fazer a limpeza. Esfregue por toda a banheira, tanto no interior quanto na parte de fora. Então, lave normalmente. Esse processo deve se repetir, de preferência, todos os dias. Não use produtos como cândida ou alvejantes.
Outras opções para móveis de MDF é fazer a higiene com esponja macia e sabão de coco. Depois, passe um pano úmido para retirar os resquícios do sabão e finalize com um pano seco, retirando a umidade. Por fim, deixe o quarto sempre bem arejado!