Como limpar a parte de fora das janelas com segurança?
Fazer a limpeza do lado de fora das janelas pode ser uma missão bem difícil, especialmente para quem mora em locais ou ambientes térreos. Essa prática precisa ser segura para evitar acidentes tanto nos vidros quanto para as pessoas. Aprenda como limpar a parte externa das janelas em apartamentos.
Leia também: Limpar sofá com bicarbonato de sódio funciona? Saiba como aplicar
Nada de se pendurar na janela ou fazer qualquer ação perigosa, para limpar a área você irá precisar de duas esponjas bem macias. Lembre-se de só usar a parte macia da esponja, não passando a parte áspera. Junte as duas esponjas de forma que a parte macia fique de fora dos dois lados. Então, use uma espátula, madeira ou qualquer outro objeto no meio das esponjas, para você conseguir manuseá-las.
Assim, use sabão neutro para esfregar e tirar as sujeiras. Depois, lave com uma mangueira, retirando todos os resíduos do material. Além disso, também há a possibilidade de usar um ímã específico para esse fim. Esse item é facilmente encontrado na internet e deixa a limpeza ainda mais fácil.
O ímã é prático e neste caso, não é preciso ficar com o braço para fora para fazer a limpeza. Dessa forma, basta colocar uma parte do ímã do lado de fora e outra do lado de dentro do apartamento. Então, limpe normalmente. Conforme os movimentos feitos dentro do apartamento, o ímã de fora acompanha e limpa o material com segurança e praticidade. Depois, basta jogar água para tirar os resíduos.
Uma outra opção é contratar empresas especializadas, que contam com equipamentos de segurança, sem risco algum. Além da esponja e do ímã, rodos e limpa-vidros com cabos flexíveis também são ótimos para a limpeza externa.
Leia também: Vai limpar o banheiro? Guia completo de higiene e limpeza do ambiente
Como limpar a parte de fora das janelas: produtos da limpeza
Não é todo produto que pode ser usado na limpeza. Se você é do grupo que gosta de mais do que água e sabão, em janelas de vidro, por exemplo, pode-se usar limpa-vidros vendidos em mercados, vinagre e álcool. Não passe produtos abrasivos como água sanitária, saponáceo ou alvejantes.
Já em janelas de alumínio, tire a poeira com uma flanela macia. Em seguida, use uma esponja e detergente neutro, assim como nas janelas de vidro. Nas frestas e cantinhos pequenos, use saponáceo cremoso com a ajuda de uma escovinha. Depois, remova com um pano úmido. Por fim, para deixá-la brilhando, use um polidor de inox ou alumínio.