Como lavar mochila, mala e lancheira das crianças

Bem-estar Casa
17 de Maio, 2022
Como lavar mochila, mala e lancheira das crianças

As férias escolares estão chegando! Com isso, é hora de fazer uma limpeza especial nos itens que não são higienizados frequentemente. Aprender a como lavar mochila, mala e lancheira aumenta a vida útil dos acessórios. Além de, claro, deixá-los com cara de novos! 

Leia também: Cuidados com o botijão de gás: dicas para uma casa mais segura

Como lavar mochila e mala 

Antes de tudo, o primeiro passo é sempre esvaziar as mochilas e se certificar de que nenhum item permaneceu no interior do acessório. Então, para iniciar a limpeza, você pode contar com a ajuda de um aspirador para remover qualquer resquício de sujeira ou até alimentos. Além disso, verifique sempre a etiqueta, que informa quais produtos/modos de limpeza podem danificar o material. 

Se está na dúvida se a mochila, mala ou lancheira pode ir para a máquina, basta avaliar se é possível desmontar o item. Se sim, use o eletrodoméstico sem medo. Contudo, se não desmontar, a limpeza deve ser manual, pois pode danificar a máquina se tiver detalhes duros, como rodinhas e fivelas. 

Se for colocar a mochila na máquina de lavar, deixe-a de molho com sabão líquido e água por algumas horas antes. Depois, coloque na máquina com um pouco de amaciante. Então, quando terminar de bater, estenda para que seque por inteiro. É interessante fazer uma limpeza pesada nesse acessório, pois ela tende a ficar no chão, acumulando germes

Para dar fim às manchas, produtos específicos podem ajudar. Não use alvejante. Se não tiver produtos removedores de manchas, use uma mistura de água e sabão líquido, em partes iguais. Em seguida, esfregue nas manchas e espere por 20 minutos. Depois, é só lavar normalmente. A água morna é a ideal para usar na lavagem, pois amolece as sujeiras, mas não desbota o material (como a água quente). 

Lavagem manual

Na mão, o trabalho é um pouco maior. Então, use a água morna e sabão, de preferência líquido. Com a ajuda de uma escova ou pano, esfregue toda a mochila muito bem. Por fim, enxágue com bastante água e deixe o acessório secar por completo.

Como lavar a lancheira

Por ter um material próprio para guardar as comidas, a lancheira precisa de atenção na hora da higienização. A limpeza aqui deve acontecer apenas com pano úmido com álcool, detergente e água. Se precisar de algo mais pesado, deixe apenas a parte interna de molho com água e bicarbonato de sódio, esfregando e enxaguando muito bem em seguida. Por fim, basta passar um pano com álcool na parte externa.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer

mulher olhando o celular
Bem-estar Equilíbrio

Redes sociais geram efeito “cérebro de pipoca”

“Cérebro de pipoca” ocorre quando nosso foco salta de rapidamente de uma coisa para outra, como grãos de milho quando estouram