Cuidados com o botijão de gás: dicas para uma casa mais segura

Bem-estar Casa
16 de Maio, 2022
Cuidados com o botijão de gás: dicas para uma casa mais segura

Mexer com botijão de gás é o medo de muitas pessoas, especialmente quando moram sozinhas. O item assusta por ser altamente inflamável e, quando não manuseado da maneira correta, pode vazar, aumentando o risco de incêndios. Por isso, aprender os cuidados com o botijão de gás deixa a casa mais segura. 

Antes de tudo, confira sempre se a marca da distribuidora, a certificação do INMETRO e o prazo de validade estão especificados no botijão de gás. Também é importante não comprar botijões que estejam sem o lacre na válvula, enferrujados ou com alças soltas. 

É ideal que, ao carregar ou manusear o botijão de gás, não deixar ele cair ou sofrer qualquer batida. Se a instalação for feita em casa, o item não pode de forma alguma ficar ao lado do fogão. É necessário que ele fique, de preferência, fora de casa. Assim, conectado ao fogão por uma mangueira.

Leia também: Como limpar espelho: dicas para se livrar de manchas e gorduras

É preciso prestar atenção à posição da mangueira. Não a deixe posicionada na parte de trás do fogão. O calor do fogo pode danificar o material ou causar vazamentos. Sempre posicione a mangueira nas partes laterais do eletrodoméstico. Além disso, observe o prazo de validade da mangueira. Se o material ficar ressecado, pode provocar o vazamento do gás. Por isso, troque o item, no máximo, a cada cinco anos. 

Sempre deixe o botijão em um lugar bem arejado e protegido de fontes de calor ou redes elétricas. Por fim, jamais deixe o botijão deitado, isso pode danificar a válvula e também causar acidentes. 

Cuidados com o botijão de gás: teste de vazamento

Instalou o botijão e está em dúvida se há vazamento? Um jeito fácil e bem conhecido de testar é usar sabão. Então, com toda a instalação pronta, passe espuma de sabão entre o regulador de pressão e a boca do botijão. Se surgirem bolhas, significa que há vazamento. Tente instalar novamente e, caso volte a acontecer, troque o botijão.

Em lugares com ralos, grelhas de escoamento de água, tomadas, rede elétrica ou caixa de esgoto, o botijão precisa ficar a 1,5 metro de distância deles. Por fim, a última dica de segurança é que, caso o botijão esteja dentro de casa e vaze, em hipótese alguma risque fósforos, acenda qualquer item que tenha fogo ou ligue e apague luzes. Neste caso, chame o corpo de bombeiros, abra toda a casa para ventilação e saia do local.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia