Como lavar edredom (na mão e na máquina)?
O frio está chagando aí, e é hora de tirar os edredons do guarda-roupas! Essas peças merecem cuidado especial, afinal, por mais inofensivas que pareçam, elas podem acumular, ácaros, fungos e bactérias. Por isso, saber como lavar o edredom corretamente é necessário para manter a qualidade de vida.
Primeiramente, é interessante saber quanto o edredom pesa e também o tamanho dele, pois ele não pode sobrecarregar a máquina (que, em geral, aguenta até 10kg). Caso um edredom — ou vários — excedam esse limite, eles podem ser danificados na lavagem, além de prejudicarem o eletrodoméstico. Modelos queen e king size precisam ser lavados em máquinas de, no mínimo, 15kg de capacidade.
Leia também: Influência da luz no sono e no humor: entenda como acontece
Verificar as indicações da etiqueta presente no edredom também é essencial para não realizar qualquer procedimento que danifique a peça. O ícone de bacia de água significa em qual modo a lavagem deve ser feita. Caso tenha um “X”, o edredom deve ser lavado a seco. Se o ícone for uma mão, isso significa que deve ser lavado manualmente. Além disso, atente-se aos seguintes ícones: temperatura máxima da água, bacia com água para lavagem na máquina, quadrados para o uso de secadora e triângulo para alvejantes.
Como lavar edredom
A melhor opção para a lavagem é com o sabão líquido, pois o em pó pode não se dissolver completamente e ficar entre as fibras do material. Mas, atenção: edredons de fibra sintética não podem ser lavados com amaciante, pois podem sofrer alterações no formato original.
Na hora de colocar o edredom na máquina, é necessário distribuir o peso igualmente pelo eletrodoméstico. Após isso, regule o ciclo delicado de lavagem e deixe na água fria. Para secar, basta deixar o edredom bem estendido em um lugar arejado, mas se for colorido, opte pela sombra. O tempo de secagem pode demorar até três dias.
Sempre mantenha o item limpo, o ideal é que seja lavado a cada três meses. Se só usar no inverno, pode ser lavado três vezes por ano. Guarde-os sempre em sacos de TNT ou a vácuo, pois os sacos plásticos danificam o material. Contar com a ajuda de um aspirador para tirar o pó da peça também é uma boa opção para manter a higiene, separando um bocal apenas para essa função.
Lavar na mão
Aqui o trabalho é maior e exige força nos braços. Use uma medida de sabão líquido para cada 2 litros de água. Depois, mergulhe o item na mistura e deixe de molho por 30 minutos. Feito isso, enxágue com água corrente até que toda a espuma saia da peça. Por fim, estenda a peça no varal e espere que fique completamente seca.