Como lavar a garrafinha de água corretamente

20 de July, 2022

Você é do time que carrega uma garrafinha de água para todos os lugares? Para evitar qualquer mal cheiro no item ou sujeirinhas indesejadas, é importante saber como lavar a garrafinha de água corretamente. Assim, você garante uma vida útil muito maior para o item. 

É importante lavar corretamente a garrafa pois o item pode se tornar um local para o acúmulo de fungos e bactérias, especialmente se você deixa a água parada por muito tempo! Então, lave o objeto normalmente, como se lava um copo. Talvez seja preciso contar com o auxílio de escovas próprias para esse fim. Opte sempre pelo detergente neutro e enxágue até se certificar de que todo o resíduo saiu. 

Se a semana estiver corrida, é preciso ao menos enxaguar a garrafa com água corrente! Evite as máquinas de lavar, afinal, o calor do eletrodoméstico pode acabar danificando o plástico ou material do item. Não se esqueça de limpar a tampinha muito bem e, da mesma forma, lavar com água e detergente.

Por fim, deixe que a garrafa seque muito bem e naturalmente. Usar o pano de prato, por exemplo, pode levar ainda mais bactérias e poeira para dentro do material já limpo. 

Leia também: Churrasqueira em apartamento: a fumaça pode fazer mal para a saúde?

Como lavar a garrafinha de água: dicas úteis 

Se a sua garrafinha apresentar mofo ou bolor, não tente tirar a bactéria de forma agressiva. Ou seja, nada de usar água sanitária, alvejantes ou qualquer outro material químico no item. Uma dica para solucionar o mofo é usar água morna com sabão neutro e uma escova. Ainda sim, caso não funcione, saiba a hora de jogar a garrafinha fora! 

Em qualquer sinal de deterioração do item ou contaminação pesada, descarte-o corretamente em lixeiras sustentáveis. Por fim, lembre-se que o ideal é lavar a garrafinha todos os dias. 

Leia também: Almofada para lombar: como escolher corretamente?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.