Churrasqueira em apartamento: a fumaça pode fazer mal para a saúde?

Bem-estar Casa
14 de Julho, 2022
Churrasqueira em apartamento: a fumaça pode fazer mal para a saúde?

Quem mora em casa não enfrenta muitos problemas com a churrasqueira. Isso porque, geralmente, o item fica alojado em um espaço aberto e amplo, próprio para o churrasco. Contudo, em prédios, especialmente os que não tem varanda, isso pode virar um problema. Portanto, a dúvida que fica é: a fumaça da churrasqueira em apartamento pode fazer mal para a saúde?

De acordo com Janaína Krupp Marinoski, pneumologista do Pilar Hospital em Curitiba, integrante da Hospital Care, a resposta é sim. Ela parece inofensiva, entretanto, é um risco. “Essa fumaça é, geralmente, constituída de hidrocarboneto, que é uma substância que também está presente no cigarro que tem um alto índice cancerígeno. Quando esses hidrocarbonetos são inalados na fumaça eles chegam rápido no pulmão e irrita as paredes dos brônquios, bronquíolos e chegam até os alvéolos”, conta. 

Ela explica que é nessas paredes que os hidrocarbonetos provocam pequenas alterações na estrutura da célula do corpo, que ao longo do tempo cria uma mutação que pode até mesmo virar um câncer.

“Quanto mais se inala fumaça maior a quantidade de hidrocarboneto no ar e maior o risco de surgimento de problemas pulmonares. Não só nas pessoas que fazem o churrasco em casa, mas também naquelas pessoas que trabalham em churrascarias, também inalam bastante fumaça”, ressalta Marinoski.

Leia também: Como armazenar insulina e medicamentos injetáveis na geladeira?

Churrasqueira em apartamento: como evitar os riscos?

  • Algumas dicas podem ajudar a diminuir a substância que é liberada com a fumaça. Sendo elas: 
  • Deixar a carne marinando um pouco para evitar que a gordura pingue no carvão, diminuindo assim a fumaça.  
  • Pré-cozinhar a carne no forno. Diminui o tempo na churrasqueira e, com isso, diminui a fumaça.  
  • Colocar uma folha de papel alumínio embaixo da carne. A gordura não pinga nas chamas e também diminui a formação da fumaça.  
  • Evitar ficar muito perto da churrasqueira. Olhe as carnes esporadicamente, mas não fique todo o tempo em cima do item. 
  • Deixe as janelas bem abertas para ventilar.

Mesmo com algumas opções que melhoram essa situação, a pneumologista ainda ressalta que fazer o churrasco ao ar livre é o mais indicado. Outra opção é usar uma máscara para fazer o churrasco, ou então, umedecer um pano para fazer um filtro de barreira.

Churrasqueira em apartamento: onde colocar o item?

Não há muitas opções de espaço fora das varandas, então, a pneumologista indica colocar um exaustor na churrasqueira, assim, ele puxa a fumaça antes que ela se espalhe por todo o ambiente. 

“Não só na churrasqueira, têm muitas pessoas que têm em casa, aquela cozinha, aquela ilha, e cozinham ali, e muitas delas têm o exaustor. Quem está cozinhando ou está perto acaba inalando menos a fumaça”, acrescenta Marinoski.

Alerta da especialista

A pneumologista Janaína Krupp Marinoski aproveita para relembrar que não é só a fumaça do cigarro que tem substâncias tóxicas. Evitar a inalação de fumaças de carros, churrasqueiras e outros é importante para manter a boa saúde do pulmão. 

Essa inalação pode causar sérios problemas como a doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar e desenvolvimento do câncer de pulmão, língua, boca e garganta. 

“Num apartamento é difícil de acontecer, mas se acontecer do paciente ficar muito tempo inalando aquela fumaça, de repente começar a se sentir mal, ter tonturas, sensação de desmaio, falta de ar, pressão no peito, o ideal é que procure um hospital. Precisa fazer uma oxigenoterapia, porque o oxigênio desloca o monóxido de carbono da hemoglobina e isso faz com que tenha uma melhora no quadro da inalação daquela fumaça”, completa a especialista. 

Fonte: Janaína Krupp Marinoski, pneumologista do Pilar Hospital em Curitiba, que integra a Hospital Care.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.