Como fazer molho de tomate? Aprenda versão caseira simples e saudável

Alimentação Bem-estar
08 de Setembro, 2022
Como fazer molho de tomate? Aprenda versão caseira simples e saudável

O molho de tomate é um item quase indispensável nas receitas de massas. Ele vai bem com macarrão, nhoque, lasanha e até junto com alguns tipos de carne ou como base de sopas e sucos. A praticidade de comprá-lo no mercado pode não ser tão vantajosa. Isso porque a versão caseira é bastante simples de ser feita e muito mais saudável. A nutricionista e cozinheira Clariana Colaço explica como fazer molho de tomate e dá dicas para um bom consumo do produto.

Primeiramente, vale entender que o molho de tomate vendido em saquinhos costuma ter uma lista extensa de ingredientes, que inclui aditivos químicos prejudiciais para a saúde. Existem outras opções mais adequadas no mercado, por exemplo, a passata. “São tomates em forma de purê (ou seja, a polpa do tomate) e hoje estão muito mais acessíveis nos mercados, elas rendem bem e fazem ótimos molhos de tomates caseiros e mais saudáveis”, explica.

Além disso, caso não dê para preparar o molho em casa, lembre-se de ficar atento à lista de ingredientes. De acordo com a nutricionista, ela deve conter apenas tomate e sal.

Como fazer molho de tomate?

Acima de tudo, é importante saber escolher os tomates mais adequados para o preparo. Clariana recomenda os italianos e bem maduros. Além disso, para deixar a receita com a coloração mais avermelhada, vale investir nos tomates rasteiros – isto é, aqueles que caem no chão da plantação. “Além de mais cor e sabor, são os mais baratos”, pontua.

Os temperos variam de acordo com as preferências de cada um. É possível adicionar manjericão, orégano e salsão, por exemplo. Mas se quiser apostar em uma receita mais simples, vale fazer a base sem tantas adições e colocar a gosto na hora de montar o prato como um todo.

“Muitas receitas vão açúcar para tirar a acidez, mas eu não gosto. Eu uso apenas uma cenoura que, além de saborosa e nutritiva, dá conta do recado”, completa.

A cozinheira ainda comenta que os tomates e a cebola soltam bastante água naturalmente e, por isso, ela opta por não incorporar mais água, deixando, assim, o molho mais espesso. É comum usar o cozimento dos tomates para a receita, mas a nutricionista prefere fazer diretamente no forno.

“Depois de pronto, eu coloco em várias embalagens de tamanhos diferentes. Assim, descongelo de acordo com a minha necessidade”, diz. Segundo Clariana, a receita dura até 3 meses no freezer.

Leia também: Como guardar tomate: Dentro ou fora da geladeira?

Receita de molho de tomate caseiro

Ingredientes:

  • Tomates bem maduros;
  • Cebola;
  • Cenoura;
  • Sal;
  • Pimenta;
  • Salsa;
  • 1 fio de azeite.

Modo de preparo:

Primeiramente, lave uma generosa quantidade de tomates bem maduros e retire qualquer sinal de batida ou machucado. Além disso, retire as tampas também. Em seguida, corte em quatro e coloque em uma assadeira.

Depois, adicione cebolas e a cenoura (ambas sem cascas e cortadas de forma bem rústica). Logo após, salpique sal, pimenta, salsa e 1 fio de azeite. Em seguida, leve tudo ao forno a 160°C por pelo menos 2 horas. Por fim, bata tudo no liquidificador e porcione.

Benefícios de preparar em casa

Fazer molho de tomate caseiro é mais saudável do que comprar pronto, uma vez que só contém tomates e temperos e dispensa a presença de estabilizantes, corantes, conservantes e aditivos químicos – componentes presentes em várias versões industrializadas. “Se o tomate for comprado com bom valor, ele se torna ainda mais econômico que os industrializados”, ressalta.

Além disso, o tomate tem licopeno em sua composição, antioxidante que previne uma série de doenças crônicas. “Ele está presente no tomate, porém seus efeitos se potencializam ao aquecer o alimento. Isso porque, ao esquentar, o licopeno é ativado para uma forma mais biodisponível, ou seja, o organismo terá mais facilidade em aproveitar seus benefícios”, afirma.

Fonte: Clariana Colaço, nutricionista e cozinheira

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!