Como escolher abacaxi: Melhores dicas para comprar a fruta
Você já viu que os benefícios do abacaxi fazem da fruta uma aliada e tanto da saúde! Bom para a imunidade, digestão e até aliado do emagrecimento, o alimento merece prioridade na lista da feira. Mas, quando chega a hora de trazê-lo pra casa, lá vem a tarefa: como escolher abacaxi?
As gôndolas das feiras e mercados se enfeitam com diversos exemplares da majestosa fruta, mas em meio a tanta variedade, é preciso atenção. Assim, alguns aspectos devem ser observados para garantir que você adquira um abacaxi realmente nutritivo e saboroso. A seguir, veja quais são eles.
Como escolher abacaxi: 4 dicas preciosas
1. Observe os tons
Abacaxis com a casca mais amarela e dourada são aqueles mais maduros. Outra dica é avaliar a coroa: se estiver com um verde mais vivo, a fruta está pronta para consumo. Por outro lado, se a casca estiver escura, puxada para o marrom, é indício de que o alimento já passou do ponto. Nesse caso, se a fruta não apresentar fungos ou bolor, ainda é possível consumi-la em receitas como sucos e sobremesas.
2. Como escolher abacaxi: Avalie o cheiro
Sabe quando ninguém precisa dizer que comprou abacaxi porque o cheiro da casa fala por si só? Então, esse cheirinho doce a fruta exala quando está madura. Mas, agora, se o abacaxi está soltando um odor que lembra álcool, passe longe. Pois, isso é sinal de fermentação, o que indica que o alimento está estragado.
3. Sinta a textura
Se a fruta estiver pronta para consumo, sua casca estará macia. Casca dura, ao contrário, é sinal de que o abacaxi ainda está verde, e casca amolecida aponta que a fruta já está se deteriorando. Assim, pode valer um teste rápido: se você conseguir tirar facilmente uma folha da coroa do abacaxi, prepare a faca que ele está no ponto!
4. Qual é o mês?
Embora seja possível encontrar abacaxi praticamente o ano todo, a época de safra da fruta ocorre entre os meses de outubro e fevereiro. E as vantagens de comprar alimentos no período certo são diversas: os preços caem, a tendência é usar menos agrotóxicos e o sabor e os nutrientes estão nos melhores níveis. Tudo porque na época de safra o alimento aproveita melhor o solo e o clima – e de maneira natural, sem interferências.
Agora que você já sabe como escolher abacaxi, que tal aproveitar o alimento em receitas diferentes e aliadas da saúde? Com a fruta ou a casca, você pode preparar água de abacaxi, que dá aquela força para desinchar o corpo! Outra opção é o chá de casca de abacaxi, diurético e rico em vitamina C.
Fonte: Carla Santos (CRN-3: 44681), nutricionista da Clínica NutriCilla. Tem pós-graduação em nutrição clínica funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional e é coach em emagrecimento pela Nutrition Coaching.