Como conservar batata e descobrir se ela está estragada
Alguns alimentos indicam que já passaram do ponto só de você olhar (ou cheirar), não é mesmo? Se o interior do seu abacate está marrom, por exemplo, infelizmente é preciso descartá-lo. Contudo, outros ingredientes são mais misteriosos, e muitas vezes deixam a gente na dúvida. É o caso da batata: como conservar batata ou descobrir se ela está estragada?
Como sei que a batata está estragada?
A batata é maravilhosa, não é mesmo: barata, versátil e deliciosa, é difícil encontrar alguém que não tenha o costume de consumi-la. Por não ter aroma ou cor fortes, fica mais complicado desvendar esse item: não dá para saber exatamente qual a vida útil do legume, e muita gente tende a deixá-lo na cozinha por muito mais tempo do que deveria.
Isso porque a batata começa a estragar depois de apenas uma ou duas semanas se não for armazenada adequadamente, sabia? Se ela ficar “gosmenta” demais e mole ao ser picada ou gerar pequenos brotos, é sinal de que já está começando a se decompor. O melhor, então, é jogá-la na composteira. O mesmo vale se o legume estiver soltando um cheiro forte.
Leia também: Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença
Como conservar batata
Contudo, é possível aumentar o prazo de validade das suas batatas, sabia? Seguindo as dicas a seguir, elas podem durar de quatro a seis semanas! Confira:
- Armazene-as em um local escuro e fresco: os raios UV do sol danificam o alimento e aceleram o processo de amadurecimento;
- Você pode colocar as suas em um saco de pano ou papel, por exemplo;
- Vale, além disso, deixá-las em um recipiente com tampa para que elas não fiquem em contato com o ar.
E se você pensou em guardar o item na geladeira, melhor esquecer a ideia. A luz do aparelho faz com que a batata oxide mais rapidamente. Sem contar que pode transformar o amido da sua composição em açúcar.
Contudo, se o seu alimento já estiver cozido, aí sim é válido refrigerar. Mas lembre-se de deixá-lo esfriar por completo antes de armazenar na geladeira ou no congelador. Isso porque o vapor emitido torna o ambiente propício para o aparecimento de bactérias.