Como começar a treinar: Dicas para iniciantes
Exercícios são fáceis de adiar, mas com a abordagem correta, é fácil aprender a gostar de cuidar da saúde! Seja para reduzir fatores de risco, ficar satisfeito com sua aparência ou acabar com o sedentarismo, não importa. Apenas encontre uma boa razão — ou várias — e uma atividade de que gosta. Portanto, veja dicas de como começar a treinar:
Como começar a treinar?
“Exercícios em casa normalmente são difíceis de começar, já que as distrações são inúmeras e a cama ou o sofá estão bem pertinhos. O ideal, então, é definirmos um local específico para os exercícios, seja no quintal, na varanda ou na sala. Isso condiciona o nosso cérebro a entender que, ao entrar naquele lugar, é hora do exercício” diz Matheus Motta, da WW no Brasil. Além disso, para ele, você não precisa ter uma rotina perfeita. A chave para o sucesso é a consistência.
Leia também: Como realizar atividades físicas com segurança em cada faixa etária
1 – Defina metas
Seja realista com seus objetivos para não desanimar. Se você não se exercita há um tempo, comece com apenas uma caminhada. Encare como um compromisso o ato de andar de três a quatro vezes por semana durante 20 minutos, por exemplo. Concentre-se em um objetivo, em seguida passe para o próximo.
2 – Vá devagar
Um grande erro de esportistas novatos é começar ansioso e com gás máximo. Mas o início de qualquer atividade deve acontecer lenta e gradualmente. Desse modo, você evita dores e lesões.
Construa sua resistência de maneira suave e seja gentil com sua saúde: se em sua primeira caminhada o percurso durou 20 minutos, por exemplo, da próxima vez tente andar mais rápido para vencer esse tempo. Mas deixe que seu corpo guie o ritmo.
3 – Como começar a treinar? Misture tudo
Uma vez que você trabalhou seu nível básico, comece a misturar atividades diferentes para manter o exercício interessante. Variar pode ser o segredo para nunca parar! E não precisa passar horas treinando para ver os resultados. Para a maioria das pessoas, 30 minutos de um bom exercício de alta intensidade, cerca de três a quatro vezes por semana, são suficientes. Portanto, verifique com o seu médico se o exercício escolhido é adequado e pode começar a malhação!
4 – Abra as cortinas
É hora de iluminar seu espaço. “Uma das melhores formas de incentivar os exercícios em casa é iluminar o ambiente“, diz o fisioterapeuta Tim Fraticelli. “Abra as cortinas e considere adicionar uma luz mais brilhante ao seu quarto se você estiver procurando melhorar seu humor durante o exercício.”
Embora o exercício regular tenha sido associado a uma série de melhorias na qualidade de vida relacionadas à saúde, pesquisas sugerem que adicionar uma luz forte pode aumentar os benefícios relacionados ao humor.
5 – Mexa-se do seu jeito
Se você já está cansado dos mesmos exercícios todos os dias ou se sente intimidado com a ideia de sessões de uma hora de duração, lembre-se: o melhor tipo de atividade é aquela de que você realmente gosta, porque é o que você tem mais probabilidade de fazer de forma consistente.
Fontes: Matheus Motta, nutricionista; e Tim Fraticelli, fisioterapeuta. Ambos da WW Brasil, (Vigilantes do Peso).