Como começar a treinar: Dicas para iniciantes

Bem-estar Movimento
02 de Setembro, 2021
Como começar a treinar: Dicas para iniciantes

Exercícios são fáceis de adiar, mas com a abordagem correta, é fácil aprender a gostar de cuidar da saúde! Seja para reduzir fatores de risco, ficar satisfeito com sua aparência ou acabar com o sedentarismo, não importa. Apenas encontre uma boa razão — ou várias — e uma atividade de que gosta. Portanto, veja dicas de como começar a treinar:

Como começar a treinar?

Exercícios em casa normalmente são difíceis de começar, já que as distrações são inúmeras e a cama ou o sofá estão bem pertinhos. O ideal, então, é definirmos um local específico para os exercícios, seja no quintal, na varanda ou na sala. Isso condiciona o nosso cérebro a entender que, ao entrar naquele lugar, é hora do exercício” diz Matheus Motta, da WW no Brasil. Além disso, para ele, você não precisa ter uma rotina perfeita. A chave para o sucesso é a consistência.

Leia também: Como realizar atividades físicas com segurança em cada faixa etária

1 – Defina metas​

Seja realista com seus objetivos para não desanimar. Se você não se exercita há um tempo, comece com apenas uma caminhada. Encare como um compromisso o ato de andar de três a quatro vezes por semana durante 20 minutos, por exemplo. Concentre-se em um objetivo, em seguida passe para o próximo.

2 – Vá devagar​

Um grande erro de esportistas novatos é começar ansioso e com gás máximo. Mas o início de qualquer atividade deve acontecer lenta e gradualmente. Desse modo, você evita dores e lesões.

Construa sua resistência de maneira suave e seja gentil com sua saúde: se em sua primeira caminhada o percurso durou 20 minutos, por exemplo, da próxima vez tente andar mais rápido para vencer esse tempo. Mas deixe que seu corpo guie o ritmo.

3 – Como começar a treinar? Misture tudo

Uma vez que você trabalhou seu nível básico, comece a misturar atividades diferentes para manter o exercício interessante. Variar pode ser o segredo para nunca parar! E não precisa passar horas treinando para ver os resultados. Para a maioria das pessoas, 30 minutos de um bom exercício de alta intensidade, cerca de três a quatro vezes por semana, são suficientes. Portanto, verifique com o seu médico se o exercício escolhido é adequado e pode começar a malhação!

4 – Abra as cortinas

É hora de iluminar seu espaço. “Uma das melhores formas de incentivar os exercícios em casa é iluminar o ambiente“, diz o fisioterapeuta Tim Fraticelli. “Abra as cortinas e considere adicionar uma luz mais brilhante ao seu quarto se você estiver procurando melhorar seu humor durante o exercício.”

Embora o exercício regular tenha sido associado a uma série de melhorias na qualidade de vida relacionadas à saúde, pesquisas sugerem que adicionar uma luz forte pode aumentar os benefícios relacionados ao humor.

5 – Mexa-se do seu jeito

Se você já está cansado dos mesmos exercícios todos os dias ou se sente intimidado com a ideia de sessões de uma hora de duração, lembre-se: o melhor tipo de atividade é aquela de que você realmente gosta, porque é o que você tem mais probabilidade de fazer de forma consistente.

Fontes: Matheus Motta, nutricionista; e Tim Fraticelli, fisioterapeuta. Ambos da WW Brasil, (Vigilantes do Peso).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva