Como encerrar o trabalho no fim do dia em tempos de home office

Bem-estar Equilíbrio
04 de Março, 2021
Como encerrar o trabalho no fim do dia em tempos de home office

Embora o home office tenha suas vantagens, pode ser difícil se desligar mentalmente no final do dia e fazer a transição do momento de trabalho para a hora de descanso. Pois, se antes da pandemia o trajeto do escritório para casa se estabelecia como um limite para encerrar o horário comercial, agora, fazer essa distinção exige mais esforço. Já que, ao acordar, já estamos, literalmente, no nosso ambiente de trabalho. E, ao finalizar as atividades, permanecemos nele. 

Portanto, vale apostar na criatividade e estabelecer um ritual de encerramento do dia de trabalho. Para, assim, passar à mente a informação de que é hora de se desligar e entrar no modo de relaxamento. Ou seja, sem as demandas profissionais pairando no ar. 

Dicas de rituais para encerrar o trabalho mentalmente no final do dia

chás para emagrecer trabalho

Tome uma xícara de chá 

Preparar uma xícara de chá e sentar no sofá para bebê-la tranquilamente pode ser uma maneira relaxante e tranquila de avisar ao corpo e à mente que o expediente chegou ao fim. Assim, vale apostar em ingredientes com propriedades calmantes. Como camomila, lavanda e cidreira. 

Acenda uma vela

Além de iluminar e dar charme ao ambiente, a vela pode sinalizar que o espaço que antes estava sendo usado como escritório passou a ser o local de descanso e aconchego. Ou seja, o home office voltou a ser sua casa. Além disso, as velas perfumadas também valem por uma sessão de aromaterapia. Estimulando o cérebro a reconhecer os aromas e a entrar no modo repouso. 

Dê uma volta

Uma simples caminhada no quarteirão antes de anoitecer pode fazer maravilhas para a saúde mental e emocional. Após uma longa jornada de trabalho, nada como se reenergizar e diminuir o estresse. Você já teve que tomar uma taça de vinho ou comer um chocolate depois de um dia difícil? A caminhada é uma alternativa zero calorias com os mesmos benefícios. Isso porque ela atua diretamente no sistema nervoso, diminuindo sentimentos como raiva e hostilidade. 

Alongue-se ao final do trabalho

Uma boa sessão de alongamento é sempre bem-vinda, especialmente após passar horas sentado em frente a um computador. Além de promover relaxamento e redução das tensões musculares, também ajuda a diminuir o estresse gerado pela rotina diária.

Pratique um passatempo ou atividade divertida

Termine o dia de trabalho com algo que traga satisfação. Pode ser jardinagem, tocar um instrumento, cozinhar, fazer tricô ou até desenhar. Além disso, ao reduzir o estresse e os níveis de ansiedade, você poderá adormecer mais facilmente e ter uma noite mais agradável. 

Leia também: Maneiras naturais de lidar com o estresse

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher praticando chutes em um ringue com seu treinador
Bem-estar Movimento

Kickboxing: tudo o que você precisa saber sobre a modalidade

O esporte de combate desarmado em pé que combina técnicas de soco e chutes

Divertida Mente
Bem-estar Equilíbrio

Divertida Mente: psiquiatra explica por que ansiedade é cada vez mais comum

O filme destaca o surgimento da ansiedade na mente humana, em meio às reflexões da formação dos múltiplos sentimentos

jejum intermitente efeito
Alimentação Bem-estar

Quantas horas de jejum intermitente são necessárias para ter efeito?

Há muitas formas de praticar o jejum e seus efeitos também variam. Entenda