Festa Junina vem aí: como armazenar pinhão?

Alimentação Bem-estar
19 de Abril, 2022
Festa Junina vem aí: como armazenar pinhão?

Com a chegada do outono, os ventos gelados trazem também o início das festas juninas! É época de pinhão, e a semente é muito usada em receitas da comemoração. Várias pessoas compram antecipadamente, seja para pagar mais barato ou para já começar alguma produção. Por isso, saber como armazenar pinhão é interessante!

A semente é típica do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Para conservá-la, é preciso que esteja bem limpa e também fresca. Além disso, para descobrir se o pinhão está bom ou estragado, coloque-os em um balde com água e deixe por um dia. Depois, basta ver qual está boiando — isso significa que o pinhão está estragado ou com bichos. 

Leia também: Comidas de festa junina: Alimentos típicos mais saudáveis e receitas

Selecione os pinhões em bom estado, eles podem estar crus ou, se preferir, ferva até que cozinhem levemente. Seque bem e guarde em zip-locks ou em recipientes herméticos, que isolam totalmente o alimento. Em seguida, basta congelar normalmente. Dessa maneira, a semente dura até seis meses. Para descongelar, basta transferi-los direto do freezer em uma panela com água quente. 

Por outro lado, na geladeira, é possível guardar a semente com casca em uma temperatura entre dois e dez graus, na gaveta e em um saco hermético. Nesse caso, o período de conservação vale por 2 meses! Se o pinhão estiver sem a casca e cozido, ele precisa ser embalado a vácuo e dura apenas 15 dias. 

Como armazenar pinhão: benefícios

O pinhão é uma semente bem nutritiva, com muitos minerais como fósforo, zinco, cobre, manganês e ferro. Ademais, é fonte de vitaminas A, C e E, e de antioxidantes. Tem ácidos graxos (ômegas 6 e 9), que ajudam na redução do colesterol e na diminuição de doenças cardiovasculares. Pode ser consumido tanto em receitas salgadas quanto doces. 

Para saber se um pinhão cozido está estragado, basta observar se ele tem furinhos ou então, se apresenta cor desbotada.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!