Guardar limão cortado é perigoso? Veja como armazenar a fruta
Usar o limão e, em seguida, guardar o que sobrou na porta da geladeira é uma prática bem comum nas casas brasileiras. Porém, algumas pessoas suspeitam que essa prática pode acabar fazendo mal à saúde. Afinal, será que guardar a fruta aberta é perigoso? Confira como armazenar corretamente o limão:
Como armazenar limão
Ao ser cortado e exposto ao oxigênio, o limão perde alguns nutrientes, pode sofrer com mudanças no sabor e também fica murcho (até com uma aparência meio enrugada), mas não necessariamente faz mal à saúde! Contudo, mesmo que não seja nocivo, não é recomendado deixar o limão guardado depois que o alimento já está cortado.
Se precisar guardar, as formas de armazenamento também influenciam. Por mais que colocá-lo na porta da geladeira sem cobertura seja um dos jeitos mais práticos, esse não é o melhor método para preservar a fruta. Após cortado, o limão deve ser guardado em um recipiente hermético, como um pote de vidro com tampa ou saco bem vedado, durante, no máximo, 2 dias! E se notar algo diferente na forma do limão, descarte imediatamente.
Leia também: Casca de banana: benefícios e maneiras de usar o ingrediente
Não deixe a fruta cortada em contato com a luz solar! Isso fará com que o limão estrague de forma mais rápida. O alimento tem o poder de trazer inúmeros benefícios para a saúde, como melhora da digestão, prevenção de derrames e aumento da imunidade. Além disso, ajuda a eliminar bactérias e é um produto natural na hora de limpar a casa. Por isso, é importante evitar o desperdício do alimento.
Para quem busca preservar o limão por mais tempo, congelar a fruta pode ser uma opção. Basta higienizá-la bem antes do processo e, depois, colocá-la em recipientes herméticos. Mas é importante lembrar que após descongelada, ela pode apresentar texturas e até sabores diferentes.