Como acabar com traças em casa

8 de abril, 2022

Já procurou uma peça no guarda-roupas e, quando encontrou, viu que o material apresentava furos de vários tamanhos? As traças podem aparecer não só no móvel, mas também em alimentos e até mesmo livros. Esses insetos são considerados pragas domésticas, e se instalam nos itens de casa, formando um casulo. Confira, então, como acabar com as traças em casa:

Como acabar com as traças?

O casulo é a fase na qual o inseto é jovem. Depois, ele se torna uma mariposa. Mesmo que sejam inofensivas para a saúde, ter problemas com traças em casa é incômodo, já que o animal danifica roupas. Mas não se engane, as traças não ficam restritas apenas às roupas. Elas também podem causar furinhos em tecidos aleatórios, como cortinas, roupas de cama e toalhas. 

Separando por grupos, as traças que ficam nos livros se alimentam de objetos e materiais que contenham amido. Isso inclui papelão, grãos e seda. Por outro lado, as pragas de roupas se alimentam de queratina (proteína animal), e podem ficar em peças como jaquetas de couro e roupas de lã. Elas aparecem em roupas infectadas, mal-lavadas, com restos de comida e em locais úmidos e escuros. 

Leia também: A areia para gatos oferece riscos à saúde dos tutores?

Antes de tudo, fazer a aspiração do local é o método mais indicado e seguro para acabar com as traças e também com futuras infestações. O aspirador usado especialmente em quinas de móveis remove o inseto e também os ovos que possam ter sido colocados no local. 

Um método comum usado por muitas pessoas é colocar a naftalina no guarda-roupas, mas não é a opção mais indicada. O primeiro passo para se livrar do inseto no móvel é retirar todas as roupas do local. 

Métodos caseiros para acabar com o inseto 

Produtos com aroma forte, como capim-limão e cravo-da-índia, podem ser usados como repelentes para os insetos. Basta colocar as folhas ou cravos no local, ou se preferir, em sachês, e espalhar no móvel. O ideal é trocar os saquinhos duas vezes por mês. 

Usar o limão também é uma boa maneira de dar fim ao inseto. Desse modo, é preciso apenas distribuir as cascas de limão secas pelo local — isso também funciona para livros e papéis. Veja uma opção de receita para fazer em casa: 

  • 1 xícara de água; 
  • 20 cravos da índia.

Modo de preparo: 

Cozinhe a mistura por 5 minutos. Em seguida, deixe esfriar, acrescente uma xícara de álcool e guarde a mistura em um borrifador. Aplique nos locais que estejam contaminados. 

Como evitar as traças em casa

Deixe os locais, seja despensa, guarda-roupas ou livros, sempre limpos. Além disso, evite guardar as roupas usadas ou com qualquer resquício de material orgânico. Descarte também alimentos e, se possível, itens contaminados pelas traças. 

Limpe sempre não só dentro dos armários, mas também na parte externa. Se perceber uma infestação muito grande, contate um controlador de pragas.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.