Dopamine dressing: Como a roupa influencia no bem-estar

Bem-estar Equilíbrio
15 de Abril, 2021
Dopamine dressing: Como a roupa influencia no bem-estar

Desde o início da pandemia do covid-19, diversas mudanças surgiram na rotina das pessoas – principalmente a forma como nos vestimos. Durante o isolamento social, as calças jeans e roupas sociais foram trocadas por pijamas e chinelos. Mas, você sabia que as roupas têm um grande papel na nossa saúde mental? Para explicar essa relação, existe uma linha de estudos chamada dopamine dressing.

O dopamine dressing (ou “vestir-se de dopamina”, em uma tradução livre) faz referência à dopamina, um dos hormônios da felicidade. Ao lado da serotonina, esse neurotransmissor produzido pelo nosso corpo é responsável por trazer sentimentos de felicidade e prazer.

Dessa maneira, a ideia dessa tendência é vestir roupas que trazem a sensação de bem-estar e felicidade. Afinal, nada melhor do que usar a sua peça de roupa preferida, não é mesmo?

Leia também: 4 passos para ter uma vida com mais bem-estar

O que dizem as pesquisas sobre dopamine dressing

Um estudo feito em 2015 por California State University, Northridge e Columbia University, todas instituições americanas, mostrou que as roupas que usamos podem ter um impacto direto em nossos pensamentos.

Assim, a pesquisa determinou que se vestir de determinada forma pode influenciar na tomada de decisões. Além disso, as cores também atuam no nosso humor. Pois, o cérebro recebe as cores na mesma região onde ficam as emoções.

Leia também: Benefícios do pensamento positivo e como torná-lo parte da rotina

“O que vestimos é como nos mostramos para aqueles com quem interagimos. Se formos bem recebidos, isso aumenta nossa confiança e pode, como consequência, afetar nosso bem-estar” explica Carolyn Mair, psicóloga comportamental e autora de The Psychology of Fashion.

Portanto, aproveite essa ideia para criar o seu próprio estilo e entender o que você realmente gosta. Se a roupa for confortável ou não, o que importa é vestir roupas que lhe tragam felicidade.

Leia também: Ambivertidos: Como reconhecer essa característica

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina