Como acabar com a pochete? Estudo aponta melhor dieta

Alimentação Bem-estar
30 de Novembro, 2022
Como acabar com a pochete? Estudo aponta melhor dieta

Muita gente se incomoda com aquela gordurinha na parte inferior do abdômen, próxima ao umbigo. Conhecida como “barriguinha de cerveja” ou “pochete”, essa proeminência pode ser um indicador, na verdade, da presença em excesso de gordura visceral. Ela é um tecido adiposo que envolve os órgãos vitais, como estômago e intestino. Além de não ser muito apreciado esteticamente, o acúmulo dessa gordura está relacionado a uma série de problemas de saúde, como diabetes, colesterol alto, doenças cardiovasculares e AVC. A perda de peso é uma estratégia para evitar esses problemas e, por isso, um estudo identificou como acabar com a pochete de forma mais eficaz.

Pesquisadores israelenses acompanharam 300 adultos com obesidade durante 18 meses. Todos tinham índice de massa corporal (IMC) de 31 e estavam na média dos 50 anos. Além disso, os líderes do estudo dividiram os voluntários em três grupos. Um deles se alimentou de forma saudável, mas sem restrições e os outros dois receberam variações da dieta mediterrânea. O primeiro consumiu a dieta mediterrânea tradicional e o segundo a verde.

Houve, ainda, a recomendação da prática de exercícios físicos, tanto aeróbicos, quanto de resistência, de três a quatro vezes por semana com duração de 50 minutos. Além disso, todos os participantes realizaram exames de imagens de ressonância magnética para medir a gordura visceral.

Por fim, o estudo percebeu que todos os voluntários diminuíram os níveis de gordura visceral. Entretanto, aqueles que adotaram a dieta mediterrânea verde tiveram um resultado melhor em relação aos outros. Em média, houve uma redução de 14%, comparado a 7% com a dieta mediterrânea e 4,5% com a alimentação saudável, mas sem restrições.

Como acabar com a pochete? Conheça a dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea é baseada no consumo de alimentos frescos e naturais. O plano alimentar surgiu dos hábitos de países na região do Mar Mediterrâneo, na década de 1950, após estudos feitos pelo pesquisador Ancel Keys. Ela ajuda a melhorar o estilo de vida e melhora o trabalho do metabolismo. Os alimentos mais consumidos são:

  • Azeite e gorduras boas;
  • Frutas;
  • Legumes;
  • Cereais e alimentos integrais;
  • Leites e derivados;
  • Peixes e frutos do mar;
  • Proteínas e leguminosas.

Por outro lado, produtos industrializados, como comida congelada, enlatados, biscoitos e pão de forma não devem ser consumidos nesse tipo de plano alimentar.

Dieta verde

No caso da dieta mediterrânea verde, retira-se a carne vermelha por completo das refeições. Assim, prioriza-se o consumo de outras fontes de proteína animal, além da substituição por proteínas vegetais, por exemplo nozes, sementes e legumes. Assim, a dieta verde foca mais ainda na ingestão de feijões, legumes, cereais integrais e chás.

Por isso, os pesquisadores acreditam que o sucesso da dieta verde quando o assunto é saber como acabar com a pochete se deve ao alto consumo de frutas e legumes. Isso porque eles são ricos em polifenóis, que têm ação desintoxicante e auxiliam o metabolismo.

Leia também: Como perder gordura visceral com mudanças na rotina

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva