Porque comer vendo TV não é uma boa ideia

Alimentação Bem-estar
17 de Abril, 2020
Porque comer vendo TV não é uma boa ideia

Se você está aproveitando a quarentena para fazer tudo na frente da televisão, inclusive suas refeições, deveria repensar o hábito. Por que? A explicação é simples: ao comer vendo TV, você se distrai e ingere mais do que deveria. 

Segundo um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, até mesmo o ruído de fundo emitido pelo aparelho desvia a atenção da comida e já é suficiente para estimular você a comer mais. Por outro lado, desacelerar e saborear sua comida pode ajudá-lo a controlar a ingestão e, assim, perceber os sinais de saciedade que o corpo envia. 

Uma equipe da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, vasculhou a literatura médica em busca de estudos que analisaram como a atenção e a memória afetam a alimentação. Todos esses estudos tiveram pelo menos dois grupos, como um grupo que fez uma refeição enquanto assistia televisão e outro que fez a mesma refeição sem televisão.

As análises apontam para duas conclusões principais:

  • Estar distraído ou não prestar atenção a uma refeição tendia a fazer as pessoas comerem mais;
  • Prestar atenção a uma refeição estava ligado a comer menos.

As conclusões fazem sentido. Pois, a fome não é a única coisa que influencia o quanto comemos. Assim, atenção e memória também desempenham papéis. Por exemplo, depois que você começa a comer, leva mais ou menos 20 minutos para o cérebro começar a enviar sinais de “estou cheio” ou “não estou mais com fome” que diminuem o apetite. Ou seja, se você está com pressa ou não está prestando atenção, é fácil ingerir muito mais calorias do que o necessário em 20 minutos.

Comer vendo TV x mindful eating

O mindful eating (comer com atenção plena) faz parte de uma abordagem mais ampla da vida, chamada mindfulness (atenção plena). Portanto, envolve estar plenamente consciente do que está acontecendo dentro e ao seu redor no momento. 

“O mindful eating propõe um desafio à sociedade moderna, sem tempo, para redirecionar, conscientizar e ter plena lucidez ao comer”, diz a Dra. Fernanda Vasconcelos, médica nutróloga do Hospital Santa Cruz, de São Paulo. 

Segundo a especialista, para se comer consciente é preciso perceber as sensações envolvidas em todo o processo do ato de se alimentar, tanto física quanto emocionalmente. Desde a fome, a escolha dos alimentos, o preparo do cardápio e a plenitude quando ficamos satisfeitos após o término da refeição. 

“O método permite ainda a conscientização de si, dos próprios atos, com recuperação de autocontrole e autoconfiança, dando menor chance a comportamentos indesejados, impensados, exageros e compulsões”, garante a especialista. 

Você pode praticar a atenção plena durante qualquer atividade diária – inclusive ao comer. Com isso, a atenção plena inclui observar as cores, cheiros, sabores e texturas dos alimentos. Também significa livrar-se de distrações, como comer vendo TV, lendo ou trabalhando na frente do computador. 

Leia também: Comer rápido engorda?

Dicas de como praticar o mindful eating

Se comer atentamente é um novo conceito para você, comece gradualmente. Coma uma refeição por dia ou semana de maneira mais lenta e atenta. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a iniciar a prática: 

  • Reserve um tempo para fazer uma refeição;
  • Tente comer com a mão não dominante. Se for destro, segure o garfo na mão esquerda ao colocar comida na boca.
  • Coma em silêncio, pensando no que era necessário para produzir essa refeição, desde os raios do sol até o fazendeiro, a mercearia e a cozinheira;
  • Dê pequenas mordidas e mastigue bem;
  • Antes de abrir a geladeira ou o armário, respire fundo e pergunte-se: “Estou com muita fome?” Faça outra coisa, como ler;

Por fim, a alimentação consciente pode reduzir sua ingestão calórica diária. Ao prestar atenção ao que está colocando na boca, é mais provável que faça escolhas alimentares mais saudáveis. Assim, poderá desfrutar de refeições e lanches mais plenamente. 

Leia também: Como treinar o cérebro para comer menos

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva