Comer sobremesa antes da refeição faz mal?

Alimentação Bem-estar
29 de Agosto, 2022
Comer sobremesa antes da refeição faz mal?

Aprendemos desde pequenos que a sobremesa deve ficar para depois do almoço ou jantar. Mas será que comer sobremesa antes da refeição faz mal? De acordo com a nutricionista Julia Engel, o problema de consumir doces primeiro está no surgimento de uma sensação de saciedade momentânea. “Isso não permite que a pessoa coma o que realmente seria necessário em uma refeição importante”, explica.

Assim, quando uma pessoa opta por comer sobremesa antes da refeição, as chances de faltarem proteínas ou macronutrientes importantes para o dia aumentam. Além disso, o consumo isolado de alimentos ricos em açúcar está associado a um pico de insulina, uma vez que a absorção de glicose acontece mais abruptamente. Tal efeito aumenta o risco do desenvolvimento de doenças, como diabetes e obesidade.

Comer sobremesa antes da refeição faz mal? Entenda por que deixar o doce para depois

Recomenda-se o consumo de doces depois do almoço e jantar justamente para evitar esses picos causados pela absorção da glicose. “Dependendo do tipo de doce, quando a pessoa ingere após grandes refeições, não há variações de insulina”, esclarece.

A profissional explica que não é estritamente necessário comer a sobremesa apenas após grandes refeições, mas o ideal é consumir os doces depois de preparações equilibradas, que tenham, sobretudo, a presença de fibras.

É saudável comer sobremesa?

Há quem acredite ser necessário cortar a sobremesa durante um processo de emagrecimento ou em uma dieta saudável. Entretanto, vale entender que nenhum alimento de forma isolada tem o poder de fazer com que um indivíduo engorde ou emagreça. Por isso, é preciso se preocupar mais com a alimentação como um todo do que com a ingestão de um docinho após o almoço.

“Se esse doce estiver dentro de um cálculo do valor calórico e dos macronutrientes a serem consumidos no dia, não há problema”, aponta Julia.

A nutricionista explica que o prejuízo acontece quando há um consumo excessivo, isto é, acima do valor de macronutrientes que a pessoa precisa em um dia. Além disso, é importante levar em consideração a tabela nutricional dos doces. Opções com excesso de gorduras trans, por exemplo, devem ser evitadas.

“Uma outra questão que não pode acontecer é a pessoa só ficar saciada com a sobremesa. Ela tem que ficar saciada com a refeição de base. Caso contrário, ela acaba comendo uma quantidade de doce muito maior do que o recomendado”, completa.

Leia também: Fruta como sobremesa engorda? Nutricionista esclarece

Pode comer chocolate todos os dias como sobremesa?

É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Disponível em diversas versões, ele é uma das sobremesas mais conhecidas e queridas das pessoas. E a boa notícia é que o alimento pode fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável, desde que seja de qualidade e, preferencialmente, amargo.

“Boas opções são, por exemplo, os chocolates com graduações entre 70% e 100% cacau. Assim, pode consumi-los, desde que dentro de um cálculo diário”, indica a profissional.

Dicas de sobremesa

Para adoçar a vida sem prejudicar a alimentação saudável, vale investir em frutas, principalmente as que são fontes de vitamina C, como abacaxi, acerola, laranja, kiwi e goiaba. Isso porque elas auxiliam na absorção de ferro. Além disso, Julia recomenda o consumo de chocolates amargos, um pedaço de goiaba ou compotas, mas ressalta: “Isso depende muito do momento do dia e do que o paciente prefere e precisa”.

Fonte: Julia Engel, nutricionista pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor