Comer ovo todo dia é saudável?
Que ovos são alimentos nutritivos, já sabemos; mas será que é saudável comer ovo todo dia? No passado, comer ovos já foi até mesmo equiparado ao tabagismo. Mas, em estudos recentes, foram novamente postos à prova: pesquisadores têm buscado averiguar os possíveis benefícios e malefícios de consumir ovos diariamente.
Enquanto uma fobia persistente em relação a esse alimento continua, prevalece o fato de que ovo é saudável. Não só, é um dos alimentos mais densos em nutrientes que existe.
Em uma unidade se concentram 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, tudo por apenas 70 calorias.
Porque comer ovo é saudável
A princípio, não há estudos que demonstrem a implicação de riscos à saúde do coração ao consumir ovo diariamente. Portanto, o hábito de comer ovo todos os dias não deve prejudicar a saúde cardiovascular, podendo na verdade beneficiá-la.
Um estudo publicado em 2018, demonstrou que esse é um alimento cujas propriedades podem ter efeito protetor em relação à saúde do coração. Resumidamente, cientistas chineses concluíram que, ao consumir esse alimento frequentemente, é possível reduzir em 11% o risco de sofrer com doenças cardiovasculares.
Pode facilitar o ganho de massa magra
Devido à abundância de proteínas presente na composição desse alimento, é possível dizer que o ovo está ligado ao ganho de massa magra (hipertrofia) em atletas. Por isso, é comumente encontrado na dieta desses. Além disso, são repletos de outros importantes nutrientes, como vitamina E, luteína, selênio e mais.
Pode beneficiar a saúde do cérebro
Ainda, também é possível dizer que beneficia a saúde do cérebro, especialmente a função cognitiva. Isso pode ser explicado por sua abundância em colina, conhecido como “o nutriente que ajuda a turbinar o cérebro”. Essa é uma das vitaminas do complexo B, mais especificamente é a vitamina B8, que cumpre diversas funções no organismo, mas especialmente no cérebro.
Leia mais: Colina: O nutriente que ajuda a turbinar o cérebro
Quanto consumir?
Por fim, a ingestão moderada de ovos, que é de cerca de um ovo por dia na maioria das pessoas, não aumenta o risco de doença cardiovascular ou mortalidade. Mesmo que as pessoas tenham histórico de doença cardiovascular ou diabetes