Como comer chocolate sem comprometer a dieta
Chocolate é quase uma unanimidade. E, para muitos, a popular sobremesa pode até ser um vício. Mas, o problema surge quando se está de dieta. Tem gente que pensa que comer chocolate e emagrecer são incompatíveis. Porém, será que é possível saborear essa delícia e, ainda assim, ver os resultados na balança?
Existem diversas opiniões sobre essa questão; Mas, a resposta vai depender do tipo de chocolate que se consome e, claro, da quantidade. Entenda melhor.
Comer chocolate na dieta. Pode?
Sim, você pode. Mas não vá contando vitória antes do tempo. O chocolate está liberado para quem deseja emagrecer. Contudo, nem todos os tipos são indicados para o consumo. Isso porque, determinados chocolates, como o ao leite, são inimigos da perda de peso. Pois, eles contêm uma quantidade muito grande de açúcar e gordura.
Leia também: Como comer hambúrguer sem sair da dieta
Comer chocolate branco? A mesma regra do chocolate ao leite se aplica. Ele é rico em açúcares, gorduras saturadas e em sódio.
Qual chocolate escolher?
Em primeiro lugar, o exagero não faz bem para a saúde – e muito menos para a dieta. Portanto, não é preciso comer uma barra inteira de uma vez. Além disso, em vez de tornar o chocolate a sobremesa de cada refeição, porque não reservá-lo para ocasiões especiais?
Dito isso, a versão mais saudável para se adicionar ao cardápio é o chocolate amargo, mais especificamente aqueles que possuem uma concentração maior que 70% de cacau em sua composição. Essa versão possui uma quantidade bem menor de açúcares e gorduras.
Além disso, pesquisadores comprovaram que o consumo consciente e moderado desse tipo de chocolate traz diversos benefícios para saúde. Ele tem o poder de:
- Reduzir a pressão arterial;
- Aumentar o HDL (o bom colesterol);
- Proteger contra a oxidação do LDL;
- Diminuir a resistência à insulina.
Leia também: Como comer doces sem comprometer a dieta