Como comer bacon sem comprometer a dieta
Do hambúrguer ao caldinho de feijão, não tem como negar: o bacon acrescenta um sabor especial às receitas. E, quem está de dieta, pensa que é preciso cortar essa delícia logo de imediato do cardápio, pois ele é visto como um alimento gorduroso, calórico e que compromete o emagrecimento. Mas, será que é possível comer bacon e ainda assim ver os resultados na balança?
A resposta para essa complexa pergunta vai depender de alguns fatores, como qualidade e tipo do bacon, modo de preparo e, claro, quantidade. Entenda melhor.
Comer bacon na dieta: Pode?
O bacon é uma carne, geralmente retirada da barriga do porco, que passa por um processo de cura e defumação. E não é de hoje que comer bacon é visto como um hábito negativo, especialmente porque as pessoas têm a ideia de que carne e gordura animal fazem mal a saúde.
Porém, antes de mais nada, é preciso saber que existem diferentes tipos de bacon. Assim, se vai optar por consumir essa carne de porco, escolha comprar produtos sem nitratos e de porcos criados livremente, não de porcos criados em sistemas industriais. Pois, porcos criados no sistema industrial comem ração à base de soja e milho, o que significa que sua gordura tem alta concentração de ácidos graxos poliinsaturados ômega-6. Já os animais criados de maneira livre se alimentam de mais grama e folhas. Essa dieta significa maior concentração de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, as gorduras ‘saudáveis’.
Ainda, o bacon artesanal se destaca quando o assunto é manter uma alimentação mais saudável. Ele é feito de forma mais natural, com menos aditivos químicos e conservantes.
Outro ponto importante é seu modo de preparo. Ou seja, a maneira mais saudável de prepará-lo é no forno em vez de frito. Além disso, como o bacon já contém muita gordura, não é necessário acrescentar óleo extra.
Contudo, a ideia é que ele seja um alimento ocasional, não parte integral das refeições do dia a dia. Então, a melhor maneira de manter o bacon na dieta é usá-lo como um condimento, e não como a parte principal do prato. Da mesma forma, é possível comprar a versão de peru, com menos gordura que a convencional, mas o sabor e a textura não são os mesmos. Por fim, escolha receitas que exigem ingredientes saudáveis para acompanhar.
Leia também: Como comer hambúrguer sem sair da dieta