Comer muito açúcar causa diabetes? Especialistas explicam

Alimentação Bem-estar Saúde
31 de Maio, 2022
Comer muito açúcar causa diabetes? Especialistas explicam

O açúcar é um ingrediente cujo consumo vale a pena acompanhar de perto — e com muita atenção. Afinal, em sua composição, não se encontram vitaminas ou minerais, somente calorias. Mas será que comer muito açúcar causa diabetes? Existem outras condições que esse hábito pode desencadear? Essas são algumas dúvidas acerca do ingrediente, principalmente o branco refinado. 

Para tratar sobre o assunto, Claudia Chang, pós-doutora em endocrinologia e metabologia pela USP; e Kátia Seidenberger, endocrinologista e clínica geral, pontuam os principais pontos sobre o açúcar e o diabetes. Entenda. 

Leia também: Açúcar: Você sabe os efeitos que ele tem no corpo e saúde

O que é o diabetes?

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela diminuição na produção de insulina pelo pâncreas, bem como a diminuição da ação da insulina ou resistência à insulina nas células. Ele pode ser dividido em dois tipos:

O primeiro é uma doença autoimune, ou seja, é causada pela produção de anticorpos contra o pâncreas e a insulina — hormônio produzido por ele. 

Enquanto isso, o segundo tipo surge durante a vida adulta e é caracterizado pela dificuldade da insulina produzida em agir apropriadamente, levando o açúcar ingerido para dentro das células. Assim, ocorre um desgaste do pâncreas e o desenvolvimento de um quadro diabético. 

Leia também: Diabetes: O que é, tipos, sintomas, tratamento e mais

Comer muito açúcar pode desencadear o diabetes?

Aqui, é muito importante entender a diferença entre o papel do açúcar antes do desenvolvimento do diabetes e os cuidados que pessoas com a condição devem ter em seu cotidiano. 

No primeiro caso, quando ainda não há o quadro diabético, o consumo excessivo de açúcar é, antes de tudo, prejudicial à saúde. Isso porque pode desencadear condições como o ganho de peso e a obesidade. E esses, sim, atuam como riscos diretos ao desenvolvimento do diabetes.

De acordo com a Dra Claudia Chang, “nesse primeiro momento, o excesso de açúcar seria prejudicial de uma forma ‘indireta’, pois juntamente com outros fatores, contribuiria para o ganho de peso. Dessa forma, ofereceria um risco para o diabetes”.

Agora, quando o paciente diabético já está diagnosticado e em tratamento, é necessário observar a quantidade de açúcar que está sendo ingerida. Assim, é possível evitar que aconteça uma sobrecarga do pâncreas, ocasionada pela elevação de glicemia no sangue. 

A Dra Chang comenta que existem metas de controle glicêmico durante o tratamento, controlando a sacarose em sua forma livre e permitindo fontes mais naturais de açúcar — ainda com prescrição —, como a lactose e a frutose.

Segundo a Dra Kátia Seidenberger, comer muito açúcar não causa diabetes, pois existem outros fatores nessa equação.

“O consumo de açúcar, por si, só não é o causador de diabetes. O diabetes tipo 2 (que corresponde a 90% dos diabéticos) aparece mais por predisposição genética — ter pais diabéticos aumenta bastante o risco de ser diabético ao longo da vida.” 

Controlando o açúcar e adequando a alimentação

Por fim, ainda que não exista uma relação de efeito e causa direta entre o açúcar e o desenvolvimento do diabetes, é necessário prestar atenção e tomar cuidado com o seu consumo. Também vale ficar de olho em comidas muito gordurosas, como é o caso dos fast-foods. 

Além disso, realizar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, pouco calórica e com menos carboidratos são maneiras de diminuir as chances de desenvolver o diabetes. 

Fontes: Dra Claudia Chang, pós-doutora em endocrinologia e metabologia pela USP; e Dra Kátia Seidenberger, endocrinologista e clínica geral.

Links Úteis: Sociedade Brasileira de Diabetes

Sobre o autor

Gabriel Saez Domingues
Estagiário de jornalismo, formando pela Unesp.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida