Cloasma gravídico: o que é, como identificar e porque aparece

Beleza Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde
23 de Agosto, 2022
Cloasma gravídico: o que é, como identificar e porque aparece

O cloasma gravídico é o nome dado ao melasma, conhecido como um distúrbio de pigmentação da pele que ocorre, principalmente, em decorrência da gestação. As manchas escuras, caracterizadas por coloração acastanhada, formato irregular e limites bem demarcados, surgem em áreas do rosto, especialmente nas regiões da testa, bochechas e buço, e em outros lugares do corpo, como colo, pescoço e antebraços.

Segundo a Academia Americana de Dermatologia, a alta carga hormonal decorrente da gestação é a principal responsável pelo aparecimento do cloasma gravídico. Geralmente, as manchas escuras se manifestam até três meses após o parto.

Para a Dra. Emybleia Amedi, médica ginecologista e obstetra, preceptora da residência médica e obstetrícia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, a elevação dos hormônios – principalmente a alta concentração do estrogênio e da progesterona durante o primeiro trimestre na gravidez – aliada à exposição solar e à predisposição genética, colaboram para o surgimento do cloasma gravídico.

Diferenças entre cloasma gravídico e melasma 

Há diversos tipos de melasma: epidérmico, quando há uma hiperpigmentação na camada mais superficial da pele; dérmico, caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos, e misto, quando há excesso de pigmentação na epiderme, na derme e em outras regiões. 

Por outro lado, o cloasma gravídico é considerado um tipo de melasma que surge apenas em decorrência da gravidez e acomete mais o rosto. Dessa forma, os demais tipos são caracterizados por manchas escuras e são causados normalmente por exposição solar e podem aparecer tardiamente. “No caso do melasma que não tem relação com a gravidez, as manchas não têm formato específico, são grandes e geralmente surgem no colo, rosto e nas mãos. São mais comuns, especialmente, em pessoas idosas”, esclarece a ginecologista. 

Leia também: Melasma: O que é, tipos, cuidados e mais

Como tratar melasmas

Tanto o cloasma gravídico como os melasmas não têm cura, mas é possível controlá-los por meio de tratamentos adequados. “Durante a gestação, podem ser utilizados tratamentos tópicos, como cremes clareadores, vitamina C e alguns peelings físicos e até mesmo ácidos, conforme orientação médica. Após o parto, é possível se submeter a sessões de laser, entre outras opções terapêuticas. Vale reforçar que todo tratamento deve ser acompanhado por médicos dermatologistas”, recomenda a Dra. Emybleia. 

De acordo com a especialista, independentemente da escolha do tratamento, é importante fazer uso diário de protetor solar – até mesmo na presença de luzes artificiais – para prevenir ou amenizar os efeitos dos melasmas. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta ainda que, além de aplicar um filtro solar potente, físico e químico, preferencialmente com FPS alto contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB), outra medida importante é a reaplicação do filtro solar a cada duas horas, além de utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis durante a exposição solar. 

Fonte: Dra. Emybleia Amedi, médica ginecologista e obstetra, preceptora da residência médica de ginecologia e obstetrícia do hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Batata ou mandioca
Alimentação Bem-estar

Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Veja dicas de como escolher entre as fontes de carboidratos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

casal fazendo alongamento de pernas na academia
Bem-estar Movimento

Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

Que alongar o corpo é importante, você provavelmente já sabe – a dúvida que fica é: fazer isso antes ou depois do treino? Ortopedista responde