Churrasco vegano: veja dicas e opções que ficam saborosas na grelha

Alimentação Bem-estar
03 de Maio, 2023
Churrasco vegano: veja dicas e opções que ficam saborosas na grelha

Se você acha que os termos “churrasco” e “vegano” não têm nada a ver um com o outro, chegou a hora de mudar a sua visão! É possível fazer preparações deliciosas com vegetais e outros produtos sem origem animal para agradar todos os tipos de paladar. Principalmente quem é vegano e precisa de opções para comer e curtir com os amigos durante o churrasco de domingo.

Veja também: Afinal, é perigoso para a saúde comer alimentos mofados?

Churrasco vegano: dicas para preparar um 

churrasco vegano

De acordo com a nutricionista Lorena Sinatz, da clínica Nutriare, em Porto Alegre (RS), o churrasco vegano é aquele que não vai nenhum ingrediente animal. Ou seja, queijos e derivados não saem do cardápio do veganismo.

“Mas a vantagem é que a maioria dos alimentos que vão à grelha são vegetais que dá para temperar do seu jeito e fazer diversas combinações saborosas que, além de tudo, são saudáveis”, ressalta a especialista.

Para Lorena, é importante escolher os legumes favoritos e misturá-los na grelha, enrolados no papel alumínio, ou em espetinhos. O que também pode fazer parte do churrasco sem carne são as frutas. “Algumas, como a melancia e o abacaxi, podem se transformar em espetinhos bem gostosos, servindo de sobremesa”, comenta.

Legumes que combinam com a grelha

Além dos vegetais, você pode incluir cogumelos, como o shiitake, o portobello e o shimeji, e o famoso tofu, o “queijo dos veganos”. Nesse último, opte pelo firme, que não se desfaz na grelha e fica delicioso com temperos variados.

Por fim, existe uma série de produtos industrializados veganos que imitam a consistência e o sabor carne: linguiça, hambúrguer, almôndega e espetinhos prontos, por exemplo. “Entretanto, sugiro consumi-los com moderação, pois são ultraprocessados e contêm substâncias que podem ser nocivas em excesso”, alerta a nutricionista.

Como temperar os alimentos para o churrasco vegano

Na opinião de Lorena Sinatz, o tempero faz toda a diferença para dar mais “graça” ao churrasco livre de carne. “Dá para ser criativo e usar temperos naturais, como lemon pepper, chimichurri, mix de ervas finas, manjericão, pimenta-do-reino, orégano, sumo de limão… Contudo, aconselho evitar versões prontas. Afinal, são carregadas de sódio e outros ingredientes químicos”, diz.

Corte todos os legumes em cubos pequenos e médios para o cozimento ser mais rápido. Sobretudo se você utilizar os espetinhos para dispor os alimentos. Então, em uma travessa, salpique o tempero nas porções e misture bem. Para dar um toque especial, inclua o azeite. Coloque o suficiente para aderir aos vegetais, mas sem besuntá-los.

Feito isso, distribua os pedaços nos espetos ou envolva-os em papel alumínio para levar à grelha e acompanhe o cozimento. Os alimentos devem permanecer suculentos por dentro, mas com uma leve casquinha por fora.

Capriche nos acompanhamentos

Para entregar uma refeição completa, os acompanhamentos são essenciais. Confira alguns exemplos para o cardápio temático:

  • Maionese vegana: atualmente, há muitas versões veganas da maionese pronta. Escolha uma delas e adicione vegetais e frutas picadas. Vagem, cenoura, maçã e passas costumam integrar a receita das tradicionais maioneses de churrasco.
  • Farofa: acrescente banana, pedacinhos de proteína vegetal sabor bacon e tempere a gosto.
  • Molhos: além do clássico vinagrete, aposte em pastas como hommus de grão-de-bico e o “tofupiry” (basta bater o tofu com algum tempero de sua preferência).

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!