A chufa (Cyperus rotundus) é um tubérculo muito consumido na Espanha e muito similar ao grão-de-bico. Também é chamada de junça e tiririca. É uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais, ela é também versátil e pode ser usada em receitas diversas, inclusive em bebidas e na culinária vegana. Entre suas propriedades, há uma enorme abundância de minerais, especialmente zinco e cálcio. Ela tem sido usada na homeopatia, bem como na alelopatia.
Por ser rica em fibras, ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Dessa forma, atua para prevenir o diagnóstico de problemas de saúde como a diabetes. Além disso, sua riqueza em fibras também melhora o funcionamento intestinal e, como consequência, ajuda na perda de peso e no alívio do inchaço abdominal.
Por ser altamente nutritiva e rica em vitaminas, antioxidantes e importantes minerais, o consumo de chufa como parte da dieta pode fortalecer a imunidade, uma vez que essas propriedades agem como anti-inflamatórios naturais e, sendo assim, previnem diversos problemas de saúde, além de fortalecer a ação protetora do sistema imunológico.
Como demais tubérculos, a chufa é um alimento que rende muita energia para o corpo, especialmente por ser rica em carboidratos complexos. Por isso, é uma boa opção de lanche antes de praticar uma atividade física ou no começo do dia, mantendo o corpo energizado até a próxima refeição.
Além disso, uma dieta rica em fibras está muito associada à melhora da saúde cardiovascular. Por isso, consumir a chufa pode evitar problemas como a pressão arterial alta e reduzir o risco de infarto.
